TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise financeira

Por:   •  27/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.680 Palavras (11 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO

ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO E TECNOLOGIA

CURSO TECNÓLOGO DE GESTÃO EMPRESARIAL E BACHARELADO EM SISTEMA DE INFORMAÇÃO - 2º Período

Práticas Investigativas da Escola Superior de Gestão e Tecnologia I

        

SUSTENTABILIDADE

        

Luana Cristina Barroso Garcia Araújo

                                        Nilton Humberto da Silva Braga                        

        

Rio de Janeiro, set 2012.

[pic 2]

NILTON BRAGA                                                        LUANA ARAÚJO[pic 3]

          2012160719                                                                         2012100566

       

Alunos do curso de Sistemas de informação e Gestão Empresarial da UCB

SUSTENTABILIDADE

[pic 4]

Rio de Janeiro, 26 set 2012

[pic 5]

SUMÁRIO[pic 6]

1.

INTRODUÇÃO

04

1.1

DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

05

1.2

HIPÓTESE

05

1.3

OBJETIVOS

05

1.3.1

Objetivo geral

05

1.3.2

Objetivos específicos

05

2.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

06

3.

4.

CONCLUSAO

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

11

12

                                                   

  1. INTRODUÇÃO

A sustentabilidade é um termo que esta crescendo cada vez mais no meio empresarial, muito se faz quando o assunto é ajudar a melhorar o meio ambiente, projetos como, gestão de resíduos, reciclagem, energia, mas infelizmente pouco ainda é feito em relação à poluição do ar, um problema que esta crescendo rapidamente. O meio ambiente sofre com a poluição da atmosfera, queimadas irregulares, gases tóxicos que saem do escapamento dos veículos, fumaças que saem das chaminés das empresas, são alguns exemplos de como o homem tem agredido sua atmosfera. Com isso vem os resultados, cada vez mais pessoas têm sofrido com problemas respiratórios vindo das poluições, as chamadas chuvas ácidas tem corroido patrimônios históricos em várias cidades do mundo, as temperaturas sobem cada vez mais por causa do efeito estufa, isso tudo são consequências da poluição do ar.

O que pode ser feito para que esta situação tenha um controle? As empresas, a sociedade, precisão estar conscientes sobre a responsabilidade que é o termo sustentabilidade, existem projetos voltados para a energia limpa vinda, por exemplo, da cana de açúcar ou do biodiesel, cabe às empresas adotarem este projeto, instruir seus funcionários através do capital intelectual a utilizarem este novo tipo de energia. A conferência RIO + 20 trouxe consigo exemplos de ônibus movidos à cana de açucar, à eletrecidade, e até mesmo um onibus híbrido, movido tanto a energia quanto a combustível. Se o governo, juntamente com as empresas de ônibus trabalharem para a melhoria do transporte coletivo, mais pessoas irão utiliza-los diminuindo a circulação de veículos particulares das ruas, reduzindo a emissão de gases poluentes. Também pode ser citado o projeto da teconologia verde (TI verde) que auxilia as empresas a trabalharem melhor com seus equipamentos de informatica, reciclando lixos eletrônicos, reeimprimindo folhas, fazendo recargas de tonners, ajudando assim o meio ambiente e gerando lucros para a empressa.

Segundo o texto de Diego Rocha que fala sobre a importância da sustentabilidade e sobre os riscos que a poluição atmosférica pode causar ao homem e a natureza, os deveres da sociedade e das empresas são muito grandes, soluções já existem agora basta adotá-las nessas empresas.

  1.  DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

Uma das questões mais sérias da sustentabilidade é a qualidade do ar, que é uma das grandes preocupações do mundo atual e um dos principais componentes da qualidade de vida do cidadão, uma vez que a emissão de poluentes na camada atmosférica pode provocar danos não só a saúde, mas prejudicar a sustentabilidade do planeta. Muitas empresas investem em práticas sustentáveis no que diz respeito à energia, equipamentos e embalagens, mas pouco se faz quando a questão é poluição do ar.

  • Será que este projeto ainda não foi abordado pelas empresas no que diz respeito à sustentabilidade?

  1.  HIPÓTESE

O termo sustentabilidade tem sido bem trabalho em muitos projetos pelas empresas, mas no que diz respeito à poluição do ar ainda tem muito a melhorar. Neste sentindo, qualquer ação que tenho como objetivo diminuir os impactos sobre a qualidade do ar é de grande importância para a sociedade, exemplos, sugestões, que grandes empresas podem adotar para diminuir os efeitos de gases tóxicos na atmosfera, evitando assim maiores problemas no futuro.

Sem dúvida, este é um projeto que exige a colaboração da gestão de empresas em busca de mais soluções vindas da cana de açúcar, dos automóveis nas ruas, de projetos bem resolvidos de outros países.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (171.2 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com