TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apenas um trabalho porra

Por:   •  15/7/2015  •  Monografia  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

EVOLUÇÃO DE TECNOLOGIAS  DA INFORMAÇÃO EM ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE

A tecnologia é definida como um conjunto ordenado de conhecimentos científicos, técnicos, empiritos e intuitivos, empregados no desenvolvimento , na produção, na comercialização e na utilização de bens ou serviços. Em 10 anos a internet, antes exclusividade de uma rede acadêmica de pesquisa passou a conectar 1 bilhão de pessoas no mundo e nos próximos 10 anos deve interconectar metade da população do planeta.

No seguimento da saúde, graças à  evolução da Tecnologia da Informação, da Tecnologia de Diagnósticos e da Biotecnologia, os exemplos são ainda mais fascinantes: - os equipamentos de diagnósticos estão cada vez mais precisos e menos invasivos, fazendo parte do dia-a-dia das instituições de saúde, - equipamentos de laboratórios estão conectados numa linha de produção controlada por computadores, que não necessitam de intervenção humana e são capazes de processar os resultados em menos tempo e com uma menor margem de erros. – A telemedicina já permite que intervenções cirúrgicas ou análises sejam feitas a quilômetros de distância entre o médico/cirurgião e seus pacientes. – hoje temos conceito como e-paciente, e-médico, e-gerente, e-provedor e muitos outros e resultados das redes virtuais na web.

A evolução e transformação esperadas virão para as organizações que tiverem a capacidade de gerenciar com competência e eficiência suas tecnologias e o ciclo de vida, externos e internos das mesmas garantindo desta forma, vantagem competitiva,e conquistar mercado.

O fato é que os avanços tecnológicos em especial em TI, nos diversos setores exigem um alto investimento, tem um custo operacional e de manutenção altos.

Muitas mudanças dependem fundamentalmente da priorização do uso da informação. Depende de consciência da importância da coleta e registro de dados pelos profissionais responsáveis por essa atividade.

A Ti no setor de saúde padece por estar distribuída em ilhas de automação, de forma desintegrada. A integração das diversas tecnologias envolvidas e a adoção de padrões devem ser tomadas como pré-requisitos dos novos sistemas de informática em saúde. Cabe aos gestores do setor de saúde estimular a adoção da TI como forma de se alcançar as oportunidades disponíveis, através de uma visão do futuro, e promover a melhoria da saúde, através do uso da informação eletrônica.

www.sbis.org.br    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (61.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com