TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicar estatísticas na área de administração

Projeto de pesquisa: Aplicar estatísticas na área de administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.988 Palavras (8 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Anhanguera - Uniderp

Centro de Educação a Distância

Administração

ESTATÍSTICA

Alunos

Adriano Furtuozo – RA 337660

Willian de Araujo Siqueira – RA 300786

Evandro Henrique Dias – RA 300720

Luiz Claudio Bussola – RA 292142

Leandro Roberto do Prado – RA 300721

Tutor Presencial

Edilson Jorge da Silva

Professor a Distância:

Profª. Ivonete Melo de Carvalho

Polo de Apoio Presencial: Icaraíma/Pr

2012

Introdução

Neste estudo iremos aplicar alguns dos cálculos estatísticos para analise de produtos alimentícios, verificando assim, qual o grau de preocupação das indústrias com relação aos pesos praticados na hora da embalagem.

Hoje, mesmo sendo quase imperceptível, a estatística está sendo aplicada em toda parte, no lançamento de um novo produto, analisando o mercado objetivado para saber qual o grau de aceitação, nas indústrias, para definir os investimentos em tecnologia e maquinário para atender os consumidores.

Com essas análises constantes, o consumidor tem a ganhar, pois como na pesquisa a seguir, analisamos os pesos de um determinado item, e com a ajuda da estatística poderemos definir se o consumidor pode estar sendo lesado na compra do mesmo.

Aplicação da Estatística na área de Administração

O que modernamente se conhece como ciências estáticas, ou simplesmente estáticas e um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizados, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a analise é a disseminação das informações.

O desenvolvimento e o aperfeiçoamento de técnicas estatísticas de obtenção e analise de informações permite o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento. A estatística tem o objetivo fornecer métodos e técnicas para lidarmos, racionalmente, com situações sujeitas a incertezas.

Apenas da estatística ser uma ciência relativamente recente na área da pesquisa, ela remonta a antiguidade, onde operações de contagem populacional já eram utilizadas para obtenção de informações sobre os habitantes, riquezas e poderio militar dos povos. Após a idade media, os governantes na Europa Ocidental, preocupados com a difusão de doenças endêmicas, que o tamanho da população poderia afetar o poderio militar e político de uma nação, começaram a obter e armazenar informações sobre batizados, casamentos e funerais. Entre os séculos XVI e XVII as nações. Com aspirações mercantilistas, começou a busca o poder econômico como forma de poder político. Os governantes, por sua vez, viram a necessidade de coletar informações estatísticas referentes a variáveis econômicas tais como, comercio exterior produção de bens e de alimentos.

Situação problema em que se podem aplicar conceitos estatísticos.

Estudo de Mercado

O gerente de uma fábrica de detergentes pretende lançar um novo produto para lavar a louça. Ele se encarrega de contratar uma empresa especialista em estudos de mercado para "estimar" a porcentagem de compradores em potencial desse produto.

População: conjunto de todos os agregados familiares do País.

Amostra: conjunto de alguns agregados familiares, inquiridos pela empresa.

Problema: pretende-se, a partir da percentagem de respostas afirmativas, dentre os inquiridos sobre a compra do novo produto, obter uma estimativa do número de compradores na População.

Controle de Qualidade

O administrador de uma fábrica de parafusos pretende assegurar-se de que a porcentagem de peças defeituosas não excede um determinado valor, a partir do qual determinada encomenda poderia ser rejeitada.

População: conjunto de todos os parafusos fabricados ou a fabricar pela fábrica, utilizando o mesmo processo.

Amostra: conjunto de parafusos escolhidos ao acaso no lote de produzidos.

Problema: pretende-se, a partir da porcentagem de parafusos defeituosos presentes na amostra, "estimar" a porcentagem de defeituosos em toda a produção.

As aplicações da Estatística

Grande parte das informações divulgadas pelos meios de comunicação atuais provém de pesquisas e estudos estatísticos. Os índices da inflação, de emprego e desemprego, divulgados e analisados pela mídia, são um exemplo de aplicação da Estatística no nosso dia a dia. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, ao qual a Escola Nacional de Estatísticas está vinculada, é o órgão responsável pela produção das estatísticas oficiais que subsidiam estudos e planejamentos governamentais no país.

Etapa 2

Veja aqui algumas das possibilidade em que a estatística pode ser aplicada

*Apresentação e dicas

*Estatística e análise exploratória de dados.

*Gráficos.

*Medidas de posição central.

*Medidas de dispersão.

*Medidas de ordenamento e forma.

*Probabilidade.

*Variáveis aleatórias e distribuições de probabilidades.

*Amostragem.

* Estimação.

*Testes paramétricos.

* Testes não paramétricos.

* Correlação e regressão linear.

*Números

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com