TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação d Livro O Principe Maquiavel

Por:   •  23/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.706 Palavras (7 Páginas)  •  885 Visualizações

Página 1 de 7

Capítulo I

Este capitulo fala das formas de governos, na verdade uma introdução para o que o livro vai tratar mais profundamente. Mesmo dando como referências governos de séculos atrás, pode-se muito bem vê-los nos países hoje em dia, por exemplo, temos o nosso país Brasil que tem o regime de governos conhecido por Democracia, juntamente com grande parte dos outros países, mas também ainda temos “monarquia”, como no Reino Unido, Espanha, etc.

Capitulo II

Podemos entender esse capítulo, como um conselho que é passado para o próximo governante. O povo não se rebelará se ele governar como seu antecessor, se não mexer nos direitos do povo, tudo ficará tranquilo. Temos como exemplo os recentes protestos contra nossa presidente.

Capítulo III

Aquela velha estória de que é melhor ficar com o ruim que conhecemos  a o ruim que descohecemos. Em tempos de eleições o que mais se vê são eleitores que outrora apoiava um candidato e agora um outro da oposição, achando que está fazendo o que é certo, mas que nem sempre é o que parece.

Capitulo IV

Quando as decisões importantes são tomadas centralizadamente com um apoio periféricos, o Estado ou empresa tende-se a se tornar mais fortalecido , podemos ver isso em empresas Multinacionais ou as decisões estratégicas que colocam em risco o futuro da empresa são tomadas da alta gestão com informações de apoio de suas filiais.

CapituloV

Quando se conquista um território,  seja em qual área for, deve-se ter como prioridade o conhecimentos daquele espaço, é por isso que as grandes empresas antes de se instalarem em algo lugar, procuram conhecer o lugar, sua cultura, seu modo de vida, etc, para só então, depois de levantarem dados sobre o lugar é que se instalam.

Capitulo IV

Neste capítulo vemos que o caminho trilhado por homens ilustre deve ser trilhado pelos demais se quiserem chegar até onde ele chegou ou o mais próximo possível. Em governos esse fato é seguido por vezes por alguns políticos, claro que com suas próprias iniciativas e objetivos, mas na área privada esse fator é mais predominante, quando os filho toma o lugar do pai, na maioria das vezes  ele quer seguir os mesmo passos que levaram o pai até ali.

Capitulo VII

Muitas vezes apenas por interesse econômico, uma pessoa é mantida ou colocada no poder, os grandes empresários financiam milionárias campanhas políticas apenas para ter vantagens quando seu candidato for eleito.

Capitulo VIII

Dentre as várias formas de se chegar a poder, o crime também é uma delas, e apesar de ser uma forma ignoradas pelas maiorias, muitas pessoa fazem uso dela, desde quem trabalha no setor público quanto no privado. Os morros e as favelas  de grandes cidades brasileiras são controlados por traficantes que chegaram ao poder fazendo uso dessa forma de conquista, assim as milícias, etc.

Capitulo IX

Geralmente quando um cidadão comum se tornar governante, ele teve apoio de grande empresários ou teve um apoio massivo do povo, em grande parte a segunda opção. Isso aconteceu com ex Presidente de Repúblicas Luis Inacio Lula da Silva, que coneguiu conquistar o povo e chegar ao poder com seu apoio.

Capitulo X

Sempre dizemos que o Brasil é um país pacífico, e isso é verdade. Pelo menos em relação a outros países, isto se dá pelas parcerias e aliança que fazemos com diversos países, muitas vezes ficando até omisso em questões diplomáticas

Capitulo XI

Esta capítulo, de certa forma, fala do vácuo onde se encontra o principado eclesiástico, pois não possue estados para defender, nem súditos para governar, mesmo assim ele existe, pois os homens necessitam de uma autoridade religiosa para quando for necessária. Hoje em dia a igreja não mudou muito, tirando práticas inquisitórias e outras pagãs, a igreja continua a ter seu domínio sobre o povo, não em território, mas em mente.

Capitulo XII

A forças armadas de um país é o que, em parte, garante a soberania de uma país e sua defesa, e é nessa força que o Estado deve confiar para se proteger ou atacar inimigos. Armas ou combatentes alheios à causa ou desconhecidos, devem ser evitado, pois não estão engajado na peleja, a ponto de abandonarem-o.

((((((((((((((()(((((((((((((((((((((((((((()))))(((((((((((((((((((((((((()((((((((((((((((((((((((((((((()(((((((((((((((((((

Capitulo XIII

Aqui podemos que quando as armas mercenárias não são opçõe, resta as aliadas, que são aquelas que vêm a ter o mesmo objetivo que você. Quando os EUA invadiram o Afganistão , Iraque, etc, ele contou com essas tropas auxiliares o que culminou na captura de Saddan e Bin Laden.

Capitulo XIV

Em países democráticos os exércitos, na maiorias das vezes ficam ociosos grande parte do tempo, exceto talvez EUA, porém essas forças devem estar sempre atenta e treinadas para o que possa acontecer. Alguns países do oriente médio vivem em constante guerras com outros países e em guerras civis também, ainda que saiam de um conflito internacional, ainda terá que usar esa força para resolver questões internas.

Capitulo XV

Um governante,  seja do que for, deve possuir certas qualidade para que seja aceito pelos governados, neste capítulo vemos que são mencionados algumas qualidade passíveis de correção, dentre elas  deve-se evitar mais as que mais comprometam o governo. Muitos casos de infidelidade são relatos pelas mídia a respeitos de alguns importantes políticos, também mais recentemente um político foi flagrado com uma quantidade de droga ilícita

Capitulo XVI

Capitulo XVII As contas dos governantes, como todos sabemos são pagas pelo povo, através de tributos e impostos, penalidades, multas, entre outras formas que existem, por esse motivo os gastos do governos deve ser balanceado com o que é arrecadado da população, sem sobrecarregar os súditos com cobranças abusivas. Desde o inicio desse ano de 2015 estamos vivenciando o má administração das contas publicas, onde se gastou mais do devia, fazendo-se necessário cortes drásticos para equilibrar balança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com