TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação de treinamentos para vendedores

Por:   •  28/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  985 Palavras (4 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO BERNARDO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS – 4BN

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

Nome

       RA

Deividiane Pereira Carvalho Coêlho

8411103158

Franciéli Lhopes Corrêa

8465200569

Sabrina Minelly Rodrigues Souza

9902008099

Samara Pereira de Oliveira

8827394149

Samara Pimenta do Nascimento

8412105768

Viviane Domingos da Silva

8224942685

Prof. Carlos Eduardo

São Bernardo do Campo – 2015

Manual para novos vendedores

O mercado de bens e serviços está crescendo cada vez mais e necessita de bons profissionais. Há aqueles que já tem aquele feeling para vendas e há aqueles que precisam de treinamento. Pensando nisso, elaboramos cinco tópicos básicos para garantir um bom desempenho e uma dinâmica para estimular a criatividade dos novos vendedores.

  1. O que você vai vender?

Tenha em mente que você não vende produtos e sim, benefícios. Quem trabalha numa loja de cosméticos não vende shampoos, cremes ou maquiagens. Vende beleza, auto-estima, auto-confiança. Quem trabalha numa sex shop não vende lingeires, acessórios, vende prazer, intimidade, aventuras. Quem trabalha numa loja de peças automotivas não vende retrovisores, vidros elétricos, insulfilm, vende praticidade, funcionalidade, conforto.

  1. Tenha Conhecimento sobre o produto

Apesar da era de e-comerce estar com uma grande parcela dos clientes, a procura em lojas ainda está em alta. Mas o consumidor está mais atento e exigente, tanto pra economizar ou para obter um produto que o satisfaça plenamente. O mínimo que se exige de um bom vendedor é um excelente conhecimento sobre o produto, para sanar dúvidas e deixar o cliente seguro da compra.

Um cliente vai até a loja para comprar um celular novo, uma compra muito comum. Ao invés das perguntas de praxe como por exemplo, se o celular é dual chip, se a internet é veloz, se consome muita bateria, ele resolve perguntar como organizar chamadas e mensagens nos dois chips, se a câmera tem flash e recursos de cores, quanto tempo dura a bateria com vários aplicativos em uso e etc. Se o vendedor titubear, já compromete a venda. Aprofunde-se nas funcionalidades do produto ou serviço e esteja seguro para orientar seu cliente.

  1. Vendas são a soma de relacionamento + comunicação

Antes de encher a bancada com produtos ou catálogos (o que pode assustar o cliente), faça perguntas. Deixe o cliente à vontade. Pergunte o que ele procura, do que sente falta, se já experimentou outros tipos, o que o deixaria satisfeito. Nem todo produto ou serviço é perfeito, mas pode chegar muito próximo de todos os desejos do seu cliente, caso você o convença disso.

Cliente mal atendido além de não voltar na loja, dissemina toda a má fama para quem encontrar pela frente.

Além do seu material, toda a imagem da empresa está sendo vendida no seus atos e palavras. Imagine só um excelente atendimento vendido aos conhecidos daquele cliente que você acabou de atender? Ele vai abrir um leque de recomendações.

  1. E-commerce vs Representante de vendas

Hoje em dia as compras pela internet são mais cômodas e com mais informações, mas ainda há a procura por representantes de venda. Um cliente pode buscar tudo sobre o que deseja pela internet e vai atrás do representante de vendas apenas para consolidar a compra e olhar de perto. Nesse momento é importante virar “conselheiro” do cliente e estar atento ao que está nos sites, para que não haja contradição frente ao cliente, que vem já sabendo o que quer.

  1. Pós venda

Faça sua venda pensando no que o cliente poderá fazer depois que ele sair da sua loja. Vendas por imediatismo podem espantar seu público, ainda que a venda seja certa. Faça um modelo de avaliação de atendimento. Cliente que retorna na loja é uma vitória, visto que o mercado está com garras afiadas. O índice de reclamações pós venda é muito alto, mas pode ser evitado se você estiver atento ao que pode acontecer depois que o cliente leva o produto para casa, ao invés de garantir sua venda ali, na hora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (109.2 Kb)   docx (32.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com