TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação dos conceitos: espiral do conhecimento, efeito da inovação e a importância da gestão do conhecimento

Seminário: Aplicação dos conceitos: espiral do conhecimento, efeito da inovação e a importância da gestão do conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  Seminário  •  3.121 Palavras (13 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

Nesta ATPS relatamos boa parte da Gestão do Conhecimento e podemos ver as ferramentas usadas nos processos e forma de se aplicar dentro de uma empresa, e em quais áreas ela contribui dentro da empresa. Na Gestão do conhecimento as empresa adquiriram várias ferramentas para conseguir extrair novos conhecimentos assim como o empregado extrai conhecimento da empresa na qual trabalha e uma delas é a espiral do conhecimento, está sempre dá um bom resultado, ela tem quatro processos de conversão conhecido como SECI (socialização, externalização, combinação e internalização). Gerenciar o conhecimento significa transportá-lo de estoque, no tempo real da tarefa que o demanda para o operador que a executa. A gestão do conhecimento significa disponibilizar o conhecimento útil da forma, mas econômica, utilizando com eficácia os ativos disponíveis, principais os intangíveis. Neste texto também defini o cluster que é a forma das empresas envolve apenas as empresas do setor em questão As empresas competem entre si se cooperarem essa metodologia de gestão, mas um agrupamento que continua disputando o mesmo mercado e cooperam em metas que trazem ganhos mútuos.

GESTÃO DO CONHECIMENTO

A gestão do conhecimento é reconhecida como um recurso estratégico utilizado dentro das empresas e no cotidiano das pessoas. Estamos na era do conhecimento, então toda experiência vivida e troca de informação gerada pelo ser humano, torna-se conhecimento, isso é o que leva as organizações a medir com mais segurança a sua eficiência, tomar decisões de acordo a melhor estratégia a ser adotados em relação aos seus clientes, concorrentes, canais de distribuição e ciclos de vida de produtos e serviços. Saber identificar as fontes de informações, administrar dados, informações, gerenciar seus conhecimentos.

Isso é a prática de agregar valor à informação e de saber aplica-la. O maior desafio a vencer na Gestão do Conhecimento é como conseguir influenciar o comportamento o trabalhador, fazer com que as lideranças da organização comprem a ideia e, determinar como classificar o conhecimento. Ainda que seja sempre possível tirar proveito da experiência alheia, cada organização deve criar seu modelo, pois cada organização tem sua característica.

É muito importante entender que Gestão do Conhecimento em seu conceito mais não se implanta se pratica. A definição e gestão do conhecimento pode ser melhor entendida se reavaliarmos os conceitos resultantes da atividade humana.

O resultado das ações das pessoas, em um ambiente pode criar relacionamentos, externos e internos, para que elas se expressem no ambiente no qual estão inseridas. Da mesma forma que as pessoas, as empresas também criam relacionamentos externos e internos

De acordo com Angeloni, o tema cultura organizacional é uma questão recorrente no estudo do ambiente organizacional. Por tratar do comportamento humano nas organizações, acaba servindo como um fundamento explicativo das ações coletivas ou mesmo individual. Atingir plenamente os objetivos da organização, ou seja, trata-se fundamentalmente de uma forma de alavancar a eficácia organizacional que se utiliza de elementos presentes no comportamento individual, grupos, nas tecnologias de informação e nos elementos estruturais da organização.

Tanto Terra como Angeloni, os dois autores pesquisados, enfatizam a importância da Gestão do Conhecimento nas organizações. Cyrineu Terra destaca a Gestão do Conhecimento como importante ferramenta para o crescimento das organizações e Maria Terezinha Angeloni enfatiza a questão do envolvimento do comportamento humano dentro das organizações. A Vale nos da um exemplo de Gestão de Conhecimento através de o programa VALER, sua universidade corporativa, investe pesado para ter uma rede de excelência em educação, transformando conhecimento em resultados de negócio. Alguns dos seus princípios são a gestão e o compartilhamento do conhecimento.

Segundo as ideias de NONAKA & TAKEUCHI, o conhecimento organizacional é a capacidade que uma empresa tem de agir no mercado, disponibilizando produtos, serviços ou sistemas, a partir dos conhecimentos e relacionamentos dos seus empregados. Para atingir este objetivo o conhecimento deve ser disseminado entre seus empregados. A criação desseconhecimento é um processo que envolve tanto o conhecimento explícito, quanto o tácito. O compromisso de cada indivíduo, sua identificação com o grupo e o entendimento da missão de sua empresa é indispensáveis para a criação do conhecimento. A externalização é muito importante para a criação do conhecimento nas empresas, e assim entende se que é necessária a existência de um ambiente propício para criar situações em que cada membro equipe de trabalho possa expor sua intuição, palpite ou sugestão e ainda, coloca-la em pratica utilizando criativamente metáforas e símbolo, é uma condição para facilitar a externalização do conhecimento.

Os autores Prahalad e Hamel (1998), sugerem a criação de uma arquitetura estratégica, na qual as competências essenciais e seus possuidores sejam identificados e suas habilidade aplicadas em projetos do interesse da empresa, sem que as fronteiras de departamentos e setores sejam barreiras ao compartilhamento de recursos. Para isso eles sugerem mecanismos que favoreçam o compartilhamento de recursos e recompensem as iniciativas neste sentido. A resistência ao processo de transferência de conhecimento pode acontecer, já que envolve perda de poder. O gestor deve levar isso em conta ao tentar aplicar um modelo ou políticas derivadas dela. Os fatores cultura, poder e identidade costumam interferir em qualquer processo de mudança (Blau, 1977) (Berger e Luckman, 1989).

Encontrar meios de preservar e de fazer circular as principais informações. Esses dados que estão confusos na cabeça de todo vão desde o simples número de telefone de um fornecedor, até detalhes de projetos e contratos, passando pelos motivos pelos quais uma solução foi escolhida para certa questão, e não outra. E o motivo pode ser algo tão banal quanto à incompatibilidade do computador com o software, ou algo estratégico, como um acordo que seria assinado e não foi. Assim, a gestão de conhecimento existe para fazer com que todos tenham acesso aos dados necessários para trabalhar bem, e na mesma direção e com isso impede que informações importantes sejam perdidas com a saída de um funcionário da empresa. Por isso tem promovido cada vez mais o trabalho coletivo dentro do ambiente de trabalho.

Muitas empresas ainda possuem uma visão de modelo reducionista, esse modelo se baseia no que chamamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com