TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

“O PECADO: UMA PERSPECTIVA BÍBLICA DE SEU CONCEITO, ORIGEM E EFEITOS”

Por:   •  21/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  10.883 Palavras (44 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 44

“O PECADO: UMA PERSPECTIVA BÍBLICA DE SEU CONCEITO, ORIGEM E EFEITOS”

RENATO MARCELO DEITOS[1]

RESUMO

O presente trabalho tem por finalidade apresentar um estudo a respeito do pecado, dentro da visão escriturística, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. O objetivo principal da pesquisa é investigar o conceito, a origem e os efeitos da herança adâmica para a raça humana. O estudo busca respostas para questões como: O que é o pecado? Onde se originou? Quais as conseqüências do pecado para a humanidade? E, para responder estas perguntas serão utilizados: literatura de teor teológico, Bíblia de Estudo, Dicionários e Comentários Bíblicos. A partir da exposição das várias linhas argumentativas, se pretende demonstrar:1) Que existem vários conceitos que circundam o termo “pecado”; 2) Que teve sua origem na queda, e 3) Que as conseqüências do pecado afetam a humanidade como um todo, tanto individual quanto coletivamente. Divide-se em três capítulos, respectivamente organizados de acordo com a estrutura da proposição inicial: Conceito; origem; efeitos.

 

Palavras-Chave: Pecado. Queda. Herança Adâmica. Pecaminosidade. .

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1 CONCEITUANDO O PECADO        

1.1 A PERSPECTIVA BÍBLICA.        

1.2 OS TERMOS UTILIZADOS PARA PECADO        

1.2.1 Os termos utilizados no Antigo Testamento        

1.2.2 Os termos utilizados no Novo Testamento        

1.3 TENTATIVAS HUMANAS DE ATENUAR O EFEITO DO PECADO.        

1.3.1 A Interpretação Pelagiana Do Pecado        

2 A ORIGEM DO PECADO        

2.1 O PECADO E A QUEDA DE ADÃO        

2.2 A ORIGEM DO PECADO: O PROBLEMA DO MAL        

2.3 A NATUREZA DO PRIMEIRO PECADO        

3 OS EFEITOS DA QUEDA        

3.1 O ESTADO DO PECADO        

3.2 OS ASPECTOS AFETADOS        

3.3 CONSEQUENCIAS DO PECADO        

3.3.1 As Conseqüências Individuais Do Pecado        

3.3.2 As Conseqüências Coletivas do Pecado        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

INTRODUÇÃO

        A pesquisa tem por finalidade apresentar informações relevantes sobre o tema “O Pecado: uma perspectiva bíblica de seu conceito, origem e efeitos”, envolvendo a contextualização de um grande número de aspectos referentes à queda do homem, dentro da visão escriturística. Serão verificados desde os elementos conceituais, como os termos utilizados no Antigo e no Novo Testamento para designar a transgressão contra a lei de Deus; até os níveis, individual e coletivo, das conseqüências do pecado para a humanidade.

        Serão apresentados ainda textos de prova, que visam demonstrar a origem adâmica do pecado, e a posterior universalidade decorrente da queda. Além de expor algumas tentativas humanas de atenuar, ou mesmo minimizar, a magnitude da extensão do pecado, se apresentará também visões anti-bíblicas que se propõem a negar os efeitos do pecado original.

        O trabalho procura responder às seguintes questões: o que é o pecado? como o pecado é conceituado no AT e no NT? Onde o pecado teve sua origem? Existe alguma explicação extra-bíblica satisfatória para a origem do pecado? O pecado de Adão trouxe conseqüências para sua descendência? Até que ponto o pecado adâmico afeta a humanidade? Estas e algumas outras perguntas estão sendo respondidas neste estudo, porém de forma sucinta, pois se compreende a impossibilidade de esgotar o assunto a partir de uma única pesquisa.

        Como respostas às questões levantadas no parágrafo anterior, o estudo procura demonstrar que: os conceitos variam dependendo da situação em que o pecado é cometido, podendo ser uma transgressão, ou um rompimento, ou mesmo um mal causado pela iniqüidade humana. No Antigo Testamento, assim como no Novo Testamento, existem aproximadamente vinte termos para definir o pecado. Outra questão importante que se buscará responder é a origem do pecado. Neste ponto, o que se tentará provar é que entre os escritores cristãos há uma unanimidade: o pecado tem sua origem na queda de Adão no paraíso. E finalmente a pesquisa expõe, a partir da apresentação de argumentos baseados na Bíblia Sagrada, que os efeitos do pecado são sentidos por todos os seres humanos, tanto individual quanto coletivamente. A universalidade do pecado é um fato, de acordo com as Sagradas Escrituras.

        A pesquisa é bibliográfica é se utilizará de literatura de teor teológico, comentários bíblicos, dicionários bíblicos e bíblias de estudo.

        No primeiro capítulo, que tem por objetivo apresentar os conceitos de pecado, serão vistos os termos que designam o pecado no Antigo e no Novo Testamento, e algumas tentativas humanas, muitas vezes no uso equivocado das palavras, de atenuar o problema do pecado. inclusive expondo a visão de um monge bretão, conhecido por sua visão equivocada, segundo os padrões bíblicos, do pecado original. Em seguida se trará uma investigação pela origem do pecado, que segundo a concordância dos autores, teve seu início da queda de Adão. Estuda-se também neste capítulo a respeito da natureza do pecado. Por fim, no capítulo três, é apresentada uma análise do pecado em seu estado, os aspectos afetados pelo pecado e as conseqüências do pecado para toda a raça humana.

        Não se tem a pretensão de apresentar um “comentário exaustivo” a respeito do tema, mas antes propor um ponto de partida para o leitor, que o estimule a continuar em sua busca pelo conhecimento, e que pode ajudá-lo em seu processo de aperfeiçoamento pessoal.

1 CONCEITUANDO O PECADO

“Qualquer que comete pecado, também comete iniqüidade;

porque o pecado é iniqüidade”.
1 João 3:4

Millard Erickson comenta que o pecado não e um assunto fácil de discutir nos dias atuais porque, assim como a morte, ele deprime. Não é agradável pensar em si mesmo como ruim ou mau, mas este estudo ensina o que o ser humano é por natureza. E a consciência de sua natureza pecaminosa tem seu lado positivo, quando leva o homem a uma busca por se achegar mais perto de Deus. Para o autor, outro motivo que traz dificuldade para a discussão do pecado é que, na atualidade, o pecado é um conceito estranho, principalmente por haver uma constante perda do sentimento de culpa. E realça:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64.4 Kb)   pdf (344.6 Kb)   docx (40.5 Kb)  
Continuar por mais 43 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com