TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BULLYING: CONCEITOS CAUSAS E EFEITOS

Artigos Científicos: BULLYING: CONCEITOS CAUSAS E EFEITOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  948 Palavras (4 Páginas)  •  766 Visualizações

Página 1 de 4

BULLYING: CONCEITOS, CAUSAS E EFEITOS

CONCEITOS

O Bullying é sempre exercido por um ou mais indivíduos, e assim causando dor, angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa. Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, em que os mais fortes transformam os mais frágeis em objetos de diversão e prazer, através de "brincadeiras" que disfarçam o propósito de maltratar e que ocorrem sem motivação evidente sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.

Também diz respeito a alguns comportamentos ligado a agressividade física, verbal ou psicológica, exercida de maneira continua dentro do ambiente escolar ou fora dele, um termo muito utilizado nos estudos realizados sobre a problemática da violência escolar, onde os alunos podem sofrer por muitos anos, sem que o educador perceba o que está acontecendo.

Quando isso ocorre, na maioria dos casos, os alunos, vítimas do Bullying ficam em silêncio, por se sentirem envergonhados ou com medo de novos ataques, por parte dos agressores, SIQUEIRA. R. A. (2008).

Outros conceitos de Bullying é um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas que ocorrem sem motivação evidente, causando dor, angústia e sofrimento. Insultos, intimidações, apelidos cruéis, gozações que magoam profundamente, acusações injustas, atuação de grupos que hostilizam, ridicularizam e infernizam a vida de outros alunos levando-os à exclusão, além de danos físicos, morais e materiais, são algumas das manifestações do "comportamento bullying" (SIQUEIRA. R. A. (2008), et.al. Fante, 2005, p. 28 e 29).

O QUE CAUSA O BULLYING

Bullying é causado pela necessidade de um individuo de se impor e querer auto se afirmar com as outras pessoas no caso da escola os alunos, para a sua própria satisfação pessoal e demonstração de poder onde isso acontece geralmente entre crianças e adolescentes, e quando sua personalidade está se estabilizando, geralmente no meio escolar é muito mais comum. Outros fatores que causam o bullyng por exemplos os fatores biológico: onde o individuo possuem algum tipo de deficiência física, de nascença ou adquirida durante o inicio ou durante sua vida, fatores familiares: mães e pais separados, famílias desestruturadas, com relações afetivas de baixa qualidade, em que a violência doméstica é real ou em que a criança é educada de forma errada, fatores sociais: em que o individuo não possuem emprego, bens, ou é de baixa renda, e até o preconceito onde os meios de comunicação influenciam muito, fatores cognitivos: as dificuldades no aprendizado, a falta ou pouca atenção do aluno a escola, o baixo rendimento escolar.

Sendo desta forma comum a abordagem de pessoas que apresentem algumas diferenças em relação ao grupo em que são ou estão inseridos, como por exemplo: a obesidade, a baixa estatura, deficiência física, e outros aspectos culturais, étnicos ou religiosos.

EFEITOS QUE O BULLYING CAUSA

Na escola as consequências podem ser graves e significativas, promovendo no âmbito escolar o desinteresse pela escola, dificuldades de concentração e aprendizagem, a queda do rendimento escolar, o absentismo e a evasão escolar, pois as vítimas do bullying não sofrem consequências somente em sua vida escolar, pois se analisarmos, esses alunos sofrem dificuldades acadêmicas devido a sua baixa auto-estima, referente à sua saúde emocional abalada e certamente tornando-se uma pessoa insegura, praticamente em toda a sua vida com problemas somáticos e psicológicos (ansiedade, tédio, depressão) desencanto pela escola, falta de perspectiva de futuro melhor via educação, queda da auto-estima e torna-se uma pessoa insegura quanto a sua aparência, temendo assim frequentar lugares públicos devido ao seu medo de sofrer rejeição encontram a percepção da falta de afeto, o isolamento social, a tristeza prolongada, o sentir-se marginalizado e excluídos de grupos seletivos.

Consequências para a(s) Vítima(s):

 vidas infelizes, destruídas, sempre sob a sombra do medo;

 perda de autoconfiança e confiança nos outros, falta de auto-estima

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com