TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conhecimento Científico e Outros Tipos de Conhecimento

Por:   •  28/4/2016  •  Resenha  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  1.797 Visualizações

Página 1 de 2

O Conhecimento Científico e Outros Tipos de Conhecimento – Fichamento.

 O autor traz a tona a necessidade da diferenciação do conhecimento científico de outros tipos de conhecimento existentes.

 O conhecimento popular, denominado de senso comum diferencia-se do conhecimento científico pela forma ou método e os instrumentos do conhecer, e não pela veracidade nem natureza do objeto conhecido, pois ambos almejam ser racionais e objetivos, embora o primeiro tenha a objetividade limitada.

 O conhecimento popular, que conforma-se com a comprovação simples da proximidade do objeto em questão e portanto pode ser caracterizado predominantemente por ser superficial; ser sensitivo, no que se refere a vivências diárias; subjetivo, uma vez que o observador organiza suas experiências e as que ele teve contato por ouvir; assistemático, pois a organização das experiências não pretende validá-las nem sistematizá-las e acrítico, pois nem sempre se manifestam de uma forma crítica.

 Sistematização de Trujillo dos quatro tipos de conhecimento e suas características, sendo o Popular descrito como valorativo, reflexivo, assistemático, verificável e inexato; o Científico como factual, contingente, sistemático, verificável, falível e aproximadamente exato; o Filosófico como sendo valorativo, racional, sistemático, não verificável, infalível e exato e por fim o conhecimento Religioso que é dito como valorativo, inspiracional, sistemático, não verificável. Infalível e exato.

 Apresentação e diversos conceitos de ciência, sendo o mais abrangente dado por Ander-Egg, apresentado em “Introducción a las técnicas de investigación social” que define ciência como um conjunto de conhecimentos racionais, certos ou prováveis, obtidos de forma metódica e sistematizada e verificável que referenciam um objeto de mesma natureza.

 Apresentação de conceito de Trujillo, mais precisa que a anterior, ferente a Ciência como a sistematização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (51.2 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com