TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aponte três aspectos fundamentais da matriz liberal e da matriz marxista

Por:   •  28/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  1.011 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÃO 01: Aponte três aspectos fundamentais da matriz liberal e da matriz marxista.

A matriz liberal tem por ideia de que a vida humana e social não está fundamentada em um pensamento natural da realidade humana e sim de uma espécie de contrato entre homens. Esse contrato social fundamenta-se na sociedade civil em virtude de estados de guerra e de natureza através do direito natural intrínseco a situação humana em regras  inatas que todos devem obedecer como base legítima do Direito Civil (da regulação social). Todo o processo normativo baseia-se na razão como instrumento do conhecimento dos direitos naturais, pontos para direcionamento e estabelecimento dos fundamentos da ordem política legítima e aceita pela sociedade. Todos os homens são iguais por natureza, por ser indivíduo, tendo por direitos fundamentais como liberdade e propriedade, direitos estes que não podem ser abdicados pelos indivíduos como pela sociedade. A matriz liberal, assim, fundamenta-se na racionalidade da análise da igualdade entre homens, do estudo dos direitos naturais que fundamentaram a construção do direito positivo público e das relações entre Estado e sociedade civil.

No pensamento Marxista (materialismo dialético) é um conjunto de proposições elaborado, na sociedade burguesa, com a finalidade de fazer aparentar os interesses da classe dominante com o interesse coletivo, construindo uma hegemonia daquela classe. As classes sociais quando entram no processo produtivo causa um resultado da divisão social do trabalho. As forças produtivas se resumem, ao trabalho humano e meios de produção, já as relações de produção, que exerce o mando e controle do processo de produção, classe social. Além de transformar os fatores em mercadoria, o trabalho humano também vira mercadoria, se dando um valor, a chamada “mais-valia”, na qual a lógica dos capitalistas seria sempre extrair mais dos seus trabalhadores, acumulando capitais, e acumulando riquezas. Para Marx, todo Governo em uma sociedade de classes seria uma ditadura da classe dominante, porque o estado existia, por causa desta classe, assim, a sociedade vive em uma ditadura da burguesia.

QUESTÃO 02: Qual é a natureza do domínio exercido pelo Estado sobre a sociedade e do uso da coerção física sobre os indivíduos?

A função de regulador econômico nas práticas de mercado é exercida pelo Estado como forma de manutenção deste próprio mercado evitando assim a criação de um monopólio o qual daria fim ao próprio mercado. O Estado tem a obrigação de garantir a liberdade e a propriedade da sociedade a qual abre mão da própria força física em favor do estado. Fundamentalmente os direitos naturais dos indivíduos têm que ser preservados mediante a ordem civil mantida pelo Estado, qualquer tipo de renúncia dos direitos por parte do cidadão é ilegítimo, pois equivaleria a abdicação da própria sociedade em que vive. O indivíduo sofrerá com a punição caso infrinja as regras do Estado, pois está submetido as leis ao mando, e as políticas do Estado o qual tem a legitimação da coerção física dos indivíduos.

QUESTÃO 03: Como são as relações entre maioria e minorias na sociedade e como essas se relacionam com o Estado?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (67 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com