TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aps Responsabilidade Social

Por:   •  7/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.485 Palavras (6 Páginas)  •  657 Visualizações

Página 1 de 6

Trabalho de Responsabilidade Social

  1. Desenvolva uma breve analise, procurando explicar porque a ISO 26000 é mais complexa e o que a diferencia das normas anteriores.

ISO 26000

A ISO 26000 começou a ser desenvolvida em 2005 por uma comissão que integrava diversos setores da sociedade e que foi liderada pelo engenheiro Jorge Cajazeira e teve a finalidade de ser a primeira norma internacional de Responsabilidade Social Empresarial e por anos foi debatida até ter seu texto final publicado no ano de 2010.

Esta norma reguladora tem por definição integrar a empresa e todos os seus departamentos e processos a níveis de excelência que extrapolem as barreiras da organização e atingem demais setores da sociedade, como a população em que está inserida, o meio ambiente e seu comportamento ético e social por exemplo.

A ISO 26000 diferente das demais como a 9000 que visa a qualidade, a 9001 que preza pelo gerenciamento de risco ou ainda a 16000 que tem como sua principal importância o meio ambiente, a 26000 visa integrar, estruturar e se preocupar como diversos ambiente, que são:

  • Responsabilidade;
  • Transparência;
  • Comportamento Ético;
  • Consideração pelas partes interessadas;
  • Legalidade;
  • Normas Internacionais;
  • Direitos Humanos.

A dificuldade ao se criar a princípio a 26000 foi pelo fato de que ela abrange mais de 50 países em todo o mundo e chegar a um consenso das normas estabelecidas é de grande dificuldade visto que cada pais tem sua própria cultura e seu próprio modo de entender certos pontos. Como exemplo a 26000 preza pelo lado social das empresas, porém no EUA uma empresa que se engaja em ações sócias não é bem vista pela sociedade o comum é que o CEO’s das empresas tem ações sociais, diferente do Brasil onde o que é visto como normal pela sociedade são ações sociais das empresas e não de pessoas.

Este ponto que acabamos de citar é a maior dificuldade de se implantar a 26000 entre a demais normas existentes, porém existe outro ponto de dificuldade em relação a esta Norma que é a dificuldade de se alcançar e manter com a ISO 26000, pois ela é uma norma que exige das organizações preocupação integral em todos os quesitos que ela abrange, e isto despende além de muito cuidado com todos os processos e ações mas também envolve muitas vezes recursos financeiros, recursos estes que não estão ligados diretamente a retorno financeiro, como uma ação de capacitação de seus colaboradores ou um plano de realocação no mercado de trabalho de um funcionário demitido não traz retorno financeiro direto, mas está ligado as preocupações de empresas que almejam obter a ISO 26000.

2a). Faça uma pesquisa procurando identificar uma empresa brasileira (ou empresas que atuam no Brasil, que aplicam os princípios da Responsabilidade Social considerados na Norma ISO 26000.  

Visto a dificuldade de se obter ou ainda manter a ISO 26000, poucas empresas no mundo detêm esta normalização. Portanto utilizaremos como exemplo a empresa produtora de veículos automotores Toyota.

 Os negócios da família Toyota já são existem a mais de um século, quando em 1892 o jovem Sakichi Toyoda desenvolveu no Japão o primeiro tear automático. Anos mais tarde Sakichi atribuiu a seu filho Kichiro o objetivo de construir o primeiro veículo motorizado do Japão no ano de 1937 fundando então a Toyota Motor Company.

Hoje a Toyota é a maior produtora de veículos do planeta atuando em mais de 160 países que tem como marca reconhecida seus principiais atributos de qualidade, inovação e respeito às pessoas e ao meio ambiente.

2b). Explique a relação entre a pratica que a empresa pesquisada realiza e os princípios da Responsabilidade Social considerados na norma ISO 26000.  

“Nós, Toyota Motor Corporation e nossas subsidiárias, tomar a iniciativa de contribuir para o desenvolvimento harmonioso e sustentável da sociedade e da Terra por meio de todas as atividades de negócios que realizamos em cada país e região, com base em nossos princípios orientadores. Estamos em conformidade com as leis e regulamentos locais, nacionais e internacionais, bem como o espírito da mesma e como conduzimos nossas operações de negócios com honestidade e integridade. A fim de contribuir para o desenvolvimento sustentável, acreditamos que a gestão de interagir com seus stakeholders, como descrito abaixo é importante, e faremos o possível para construir e manter relações sólidas com os nossos públicos através de uma comunicação aberta e justa. Esperamos que nossos parceiros de negócios para apoiar esta iniciativa e agir de acordo com ela. ”

Texto retirado do site da empresa que visa resumir a preocupação da organização na obtenção da 26000 e, portanto, a empresa se preocupa com os tópicos discutidos na Norma Regulamentadora.

A seguir veremos algumas práticas da empresa e como estão relacionadas aos atributos exigidos pela ISO 26000:

Em relação ao conceito 1, podemos ver que a empresa pretende promover a responsabilidade e seu papel de liderança em relação a seus impactos na sociedade, na economia e/ou meio ambiente em que esteja inserida.

- “Gestão assumir um papel de liderança na promoção de uma cultura corporativa, e implementação de políticas, que promovam comportamento ético. ”

O conceito 2 da ISO, se destaca no esforço de manter a transparência nas operações da empresa.

- Não toleramos suborno de ou por qualquer parceiro de negócios, agência do governo ou autoridade pública e manter relações honestas e justas com órgãos governamentais e autoridades públicas.

- Nós fornecemos aos nossos acionistas e investidores com a divulgação oportuna e apropriada nossos resultados operacionais e condição financeira.

Em relação aos conceitos 3 e 4 da ISO 26000, podemos ver que a empresa preza por um comportamento ético que leve em conta a honestidade, equidade e integridade das pessoas bem como das partes interessadas.

- “Com base em nossa filosofia do "cliente em primeiro lugar", podemos desenvolver e fornecer produtos e serviços que atendem a uma ampla variedade de demandas dos clientes para enriquecer a vida das pessoas ao redor do mundo inovadores, seguros e pendentes de alta qualidade.         

- Faremos o possível para proteger as informações pessoais de clientes e de todos os outros que estão envolvidos em negócios com, de acordo com a letra e o espírito das leis de privacidade de cada país. ”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (102.3 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com