TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Após a Segunda Guerra Mundial

Por:   •  20/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 3

Após a Segunda Guerra Mundial, o crescimento econômico da união soviética foi rápido o bastante para dar credibilidade ao ex-secretário e comunista Nikita Kruschev que o padrão de vida na URSS teria ultrapassado os Estados Unidos antes de 1970.

Para resumir a situação do perestroika, concordavam que o crescimento econômico per capita era menor que zero. Um quadro ainda mais sombrio da ineficiência da infraestrutura soviética depois de 1970 ainda teve os custos da poluição e destruição ambiental do produto nacional (PIB). Que estavam presentes todas as formas possíveis de poluição e esgotamento de recursos em tais quantidades enormes que constituem uma ameaça à vida, despejos de resíduos perigosos e nucleares.

Durante o governo de Gorbachev, em 1985, foi introduzida a Perestroika, uma reestruturação na política da União Das Repúblicas Socialistas Soviéticas, que, juntamente com a Glasnost, tiveram o objetivo de reorganizar os setores da sociedade soviética. Perestroika tem o significado de “reconstrução”. Que teve um desfecho nos rumores do país, além de ter criado uma nova forma de política soviética. Mikhail Gorbachev, então Secretário Geral do Partido Comunista, percebeu que o setor econômico da nação da União Das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) estava no caminho do declínio, e teve que tomar medidas de reformas que seriam concluídas quando a ações da Perestroika tivesse seu fim.

No começo do seu mandato, para aplicar a forma Perestroika, Gorbachev realizou um expurgo político e recomendou à instalação de um novo tipo de sistema econômico conhecido como à “economia de mercado”, além da propriedade privada. Porém, a reestruturação teve dificuldades e não obteve sucesso. E algumas das Repúblicas Socialistas Soviéticas começaram a resistir ao poder central, e aumentaram a democratização que levaria ao seu enfraquecimento. A despesa comercial esvaziou progressivamente os cofres da União, conduzindo a falência. A União Soviética entraria em colapso total em 1991 com a eventual chegada de Boris Yeltsin ao poder após o fracasso do golpe que tentou derrubar Gorbachev e reverter as suas reformas.

O FIM DA URSS

A União Soviética deu sinais para o fim da Guerra Fria. O exercito russo que ocupavam o Afeganistão se retirou do país e foram feitos novos acordos econômicos e foram firmados junto aos Estados Unidos (EUA). Logo depois, as autoridades soviéticas pediram auxílio para que outras nações capitalistas pudessem fornecer um apoio financeiro para que a nação soviética pudesse superar a suas diversas dificuldades internas.

A tentativa de ação renovadora de Mikhail Gorbatchev criou uma cisão política no interior da União Soviética. Alas ligadas à burocracia estatal e militar faziam forte oposição à abertura política e econômica do Estado soviético. Em contrapartida, um grupo liderado por Boris Leltsin defendia o as mudanças da economia de mercado e a privatização do setor industrial russo. Um grupo de militares tentou dar um golpe político com tanques à cidade de Moscou na Rússia, em 1991.

O fracasso do golpe militar abriu portas para que os liberais liderados por Boris Leltsin pudessem tomar o poder. O Partido Comunista Soviético foi colocado na ilegalidade, em agosto de 1991. No final daquele mesmo ano, a União

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (43.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com