TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aquecimento Global X Economia

Por:   •  24/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 3

Aquecimento Global e Econômia

O Aquecimento global é o aumento das temperaturas médias do planeta Terra, causada pelas emissões de gases poluentes provocando alterações no clima, intensificando fenômenos naturais, como incêndios florestais de difícil controle, alteração das chuvas, avanço do mar sobre os rios e o litoral, escassez de água potável, destruição de habitats e a consequente perda de biodiversidade (extinção de espécies afetando ecossistemas), perdas agrícolas, mais fome, migrações de comunidades atingidas (problemas sociais), ameaças à saúde das pessoas (dengue, desnutrição, doenças por contato com água contaminada), etc.

Os países industrializados são os maiores responsáveis pela emissão de gás carbônico na atmosfera. A maior parte da degradação foi causada pelos países desenvolvidos, historicamente pela Revolução Industrial.

Os EUA com 4% da população mundial são os responsáveis por mais de 20% de todas as emissões globais de gases do efeito estufa. Carros e indústrias pesadas contribuem para o aumento da temperatura no planeta, mas não são os únicos responsáveis como muitos pensam, mas além deles a eletricidade, desmatamento, transportes, lixo e agricultura contribuem também.

O clima do planeta Terra nunca registrou alterações tão dramáticas quanto agora. Mas o fato é que o tema do aquecimento global ganhou uma dimensão que não pode ser ignorada, com isso transformou-se numa espécie de imposição do mercado. Todo consumo movimenta a economia e, ao mesmo tempo, se não for sustentável acarreta sérios danos ambientais. Contudo deixou de ser uma preocupação exclusiva da ciência, a pressão agora vem do mercado financeiro e dos consumidores fazendo com que as empresas têm de se a preocupar com isso. E agora é um dos assuntos mais importantes da política, da economia e dos negócios.

No caso do Brasil que é um país que depende economicamente de seus agronegócios, que representam 1/3 do PIB nacional. É indiscutível a interdependência da agricultura às condições climáticas. O aumento da agricultura contribui com a economia nacional, porém simultaneamente há o desmatamento, que contribui para o aumento do aquecimento global... E em resposta disso, a economia do Brasil terá algum tipo de conseqüência do processo. Como em caso de aumento de temperatura, as áreas de cultivo dos produtos/alimentos serão drasticamente reduzidas preocupando o economicamente e socialmente o país.

Os brasileiros já sentiram os efeitos do aquecimento global, como em 2004 que chegou o ciclone no litoral sul do Brasil desabrigando mais de 33.000 pessoas e em consequência econômica causou prejuízos de mais de R$1bilhão.

Faz se necessário que os fornecedores façam investimentos em melhorias para a diminuição de fatores que influenciam no aquecimento do planeta.Eles podem até não concordar com as teorias e as práticas verdes da rede, mas o aquecimento aparece como imposição do mercado e terão de arcar com as consequências comerciais. Algumas das maiores lideranças empresariais do mundo já se comprometeram com o combate às mudanças climáticas. O ideal é todos aderirem a esse comprometimento.

Em geral, segundo a revista Exame os reflexos do aquecimento economicamente representarão altos custos para os cidadãos, governos e empresas. Uma elevação de 1 grau centígrado na temperatura do planeta pode custar 300 bilhões de dólares por ano à economia mundial, totalizando 2 trilhões de dólares em 2050.O consumo per capita pode cair até 20% devido ao aquecimento global. O custo de reduzir as emissões pode atingir 1% da economia mundial na metade do século... Mas em contrapartida O mercado de energia limpa vai girar 500 bilhões de dólares em 2050 Os fundos de tecnologias de energia limpa vão colocar 100 bilhões de dólares em projetos inovadores dentro de três anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (92.5 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com