TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura Contemporânea E A Sustentabilidade: Analise De Como Os Vencedores Do Pritzker Prize Aplicam A Sustentabilidade Em Suas Obras

Por:   •  29/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  29 Visualizações

Página 1 de 4

Arquitetura contemporânea e a sustentabilidade: analise de como os vencedores do Pritzker Prize aplicam a sustentabilidade em suas obras

Giovana Dombeck

Rafael Venturin Piacentini

RESUMO

PALAVRAS-CHAVE: vulnerabilidade social; georreferenciamento; 

INTRODUÇÃO

O conceito de sustentabilidade pode ser compreendido como o desenvolvimento de ações diretamente relacionadas ao desenvolvimento ambiental, econômico e social (GUEDES; SCHERER, 2012). A sustentabilidade pode ser observada em diferentes segmentos econômicos e, não diferente de outros, até mesmo no turismo rural – uma atividade com potencial de mudanças econômicas e implementação de ações que promovam a qualidade das pessoas que vivem no ambiente rural (SANCHES; SCHMIDT, 2016).

Paragrafo dois apresentar a lacuna de pesquisa ( a sustentabilidade como caminho da arquitetura contemporânea)

Parágrafo três falar do premio pritzker

A partir da compreensão dos aspectos de sustentabilidade e dos conceitos fundamentais da arquitetura se apresenta a questão norteadora desta pesquisa: Como os arquitetos vencendores do Pritzker Prize aplicam a sustentabilidade em suas obras? E para responder a esta pergunta se apresenta o objetivo do estudo que é identificar como os arquitetos vencedores do Pritzker Prize aplicam a sustentabilidade em suas obras. 

O estudo faz uma análise dos vencedores do Prêmio Priztker dos anos de 2020 a 2023. Por meio de análise documental dos projetos encontrado em sites institucionais e adotando a pontuação do selo Leed como elemento estruturante de análise, buscou-se identificar o quão sustentável podem ser consideradas as obras dos vencedores do prêmio Prizker.  

Paragrafo com justificativa

Descrever brevemente os procedimentos metodológicos.

Apresentar os principais resultados obtidos e as contribuições do estudo.

 

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Uma pagina e meia no máximo, não mais do que isso... precisamos de paginas para resultados e discussões, principalmente pela apresentação das imagens.

MATERIAIS E MÉTODOS

Este estudo é uma pesquisa de natureza qualitativa que adota a abordagem hipotético-dedutiva. No método hipotético-dedutivo o pesquisador elege uma proposição hipotética e por meio da pesquisa avalia a viabilidade desta, como estratégia para alcançar o objetivo (MEZZAROBA; MONTEIRO, 2014). Para esta pesquisa a proposição hipotética é de que os vencedores do prêmio Pritzker adotam conceitos de sustentabilidade em suas obras, o que demonstra que esse é o caminho da arquitetura contemporânea.

Entender a sustentabilidade na arquitetura como fenômeno implica que esta pesquisa também abordará o método fenomenológico, que segundo Gil (2010) objetiva fazer uma descrição direta da experiencia tal como é. Nesse método o sujeito é fator importante para construção do conhecimento e considerando que a pesquisa objetiva construir um protótipo em tamanho real, a experiencia das pessoas dentro dele é um fenômeno que afetará os resultados.

Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória. É descritiva pois têm como objetivo descrever as características de sustentabilidade na arquitetura dos profissionais premiados por meio de uma análise sistemática, onde se adotou os parâmetros de pontuação do selo LEED como elemento de análise. Além disso é uma pesquisa exploratória por possuir o objetivo de proporcionar uma maior familiaridade com o problema, torná-lo mais explícitos e formular hipóteses. Ele disso segue as orientações de Gil (2010) com levantamento bibliográfico e análise de exemplos sobre o problema estudado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (88.8 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com