TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de sustentabilidade e sua aplicação a canteiros de obras

Relatório de pesquisa: O conceito de sustentabilidade e sua aplicação a canteiros de obras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/8/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.552 Palavras (11 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 11

PAPER: PLNEJAMENTO DE UM CANTEIRO DE OBRA SUSTENTÁVEL.1

BRUNO JORGE FERNANDES DA SILVA2

FERNANDO BECKMAN 3

RESUMO

Este paper aborda o conceito da sustentabilidade e a sua aplicação nos canteiros de obras. O canteiro de obras sustentável pode ser atingido de diversas maneiras por meio da aplicação de ações estratégicas, que são divididas nos seguintes temas: Compra responsável; Relação com a comunidade; Projeto de gestão da qualidade; Redução das perdas de materiais; Redução das perdas; Projeto de gestão de qualidade e projeto de gestão ambiental. A pesquisa mostrou que de fato há um percurso de aprendizado a ser seguido, tendo como início as ações relativas às questões econômicas, passando para as sociais, seguidas das educacionais e em último lugar aquelas relativas à proteção do meio ambiente.

1. INTRODUÇÃO

A indústria da construção civil é considerada uma das mais conservadoras e inerte a alterações devido a alguns fatores como: atraso na assimilação de novas tecnologias, resistência na alteração dos seus processos e baixa retroalimentação de informações e conhecimentos adquiridos em obras e experiências anteriores. Entretanto, a necessidade de adaptação à nova realidade, que inclui escassez de recursos naturais, mudança climática, crises sociais, movimentos de valorização das culturas tradicionais, valorização de eco-produtos e necessidade de minimizar e controlar impactos ambientais, requer a busca por instrumentos de melhoria que auxiliem na mudança de comportamento que aos poucos vem crescendo no setor.

A importância dos impactos econômicos, sociais e ambientais das construções pode ser notada tanto pela economia que movimentam por meio do estímulo à produção de bens e renda dos trabalhadores, quanto pela quantidade de empregos de profissionais qualificados ou não e dos recursos que consomem.

A indústria da construção, bem como todo o ambiente construído, são os maiores consumidores de recursos, energia e materiais. Os edifícios são responsáveis pelo consumo de aproximadamente 40 % da energia total e por gerar 40% de todo o _________________________________

1 Paper apresentado a disciplina Construção Civil 1 da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco

2 Aluno do 7º Período do curso de Engenharia Civil, da UNDB

3 Professor e Orientador

lixo produzido pelo homem (JOHN, 2000). Ao mesmo tempo, ela também é responsável por cerca de 7,3 % do PIB nacional, com uma economia que movimenta aproximadamente R$ 126,2 bilhões, e emprega 3.771.400 trabalhadores em todo o país, que corresponde a 5,6 % da População Ocupada Total. Diferente de outras indústrias, os seus produtos, edifícios e infra-estruturas, são produtos únicos que possuem uma longa vida útil. Estruturas construídas hoje podem durar pelo menos oitenta anos, tanto quanto os seus impactos.

Outro fator relevante é o desperdício de materiais durante o processo construtivo. Segundo John (2000), a construção civil desperdiça em média 56 % do cimento, 44 % da areia, 30 % do gesso, 27 % dos condutores e 15 % dos tubos de PVC e eletrodutos. Além destes, outros impactos ambientais também são causados durante o processo construtivo. Dentre eles cita-se o consumo de água e energia, efluentes das atividades inerentes aos canteiros de obras como a água da lavagem das betoneiras e sanitários, poluição sonora, contaminação de solos, geração de poeira e poluição atmosférica.

2. SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL

2.1 SUSTENTABILIDADE

O conceito de sustentabilidade tem as suas origens na década de 1960, quando o movimento ambientalista se fortaleceu, sendo que a sua definição mais difundida foi o resultado da publicação do Relatório Brundtland em 1987, sob o título Nosso futuro comum , desenvolvido após quatro anos de estudos e debates promovidos pela World Commission on Environment and Development e coordenados pela então primeira-ministra da Noruega, Gro Harlem Brundtland.

A Comissão recomendou que ecologia e economia deveriam ser abordados de forma integrada, uma vez que os desastres ambientais afetam diretamente o desenvolvimento econômico e social de uma comunidade.

O conceito de desenvolvimento sustentável passou a incorporar, portanto, as dimensões sociais, econômicas e ambientais. A dimensão ambiental do desenvolvimento sustentável requer o equilíbrio entre proteção do ambiente físico e seus recursos, e o uso desses recursos de forma a permitir que o planeta continue a suportar uma qualidade de vida aceitável. A dimensão social requer a construção de sociedades justas, que proporcionem oportunidades de desenvolvimento humano e um nível aceitável de qualidade de vida.

Deve-se atentar para o fato de que a sustentabilidade não existe de forma isolada, ela só existe em conjuntos ou sistemas. Deste modo, não existe uma casa sustentável, um prédio sustentável, uma empresa sustentável, como um ponto, uma exceção no meio do todo. O que existe são sistemas sustentáveis, redes de trocas sustentáveis, daí a importância de se atuar em pontos centrais das cadeias de produção, para que através desse local de sinergia seja possível difundir os conceitos e valores inerentes à sustentabilidade.

2.2 A SUSTENTABILIDADE APLICADA A CONSTRUÇÃO CIVIL

O alcance da sustentabilidade depende do estabelecimento de um consenso a respeito da contribuição de cada setor produtivo, inclusive do setor da construção civil. Convencionalmente, a indústria da construção possui como referência apenas o triângulo de custo, qualidade e tempo. Porém, o tamanho e a complexidade dessa cadeia produtiva, incluindo a quantidade de recursos que utiliza (cada vez mais escassos) e sua interferência no meio ambiente, são evidências de que é necessário mudar o paradigma e passar a considerar os fatores ambientais também como relevantes.

Figura 1 - Introdução dos aspectos ambientais no paradigma da indústria da construção.

Rovers (2001) aborda a sustentabilidade da construção civil em três níveis: construções atentas ao meio ambiente, construções sustentáveis e vida sustentável. Estes são os três pontos principais que precisam ser manejados para que se reduzam os impactos ambientais e mudanças climáticas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com