TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Adm da Produção

Por:   •  15/2/2019  •  Relatório de pesquisa  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 4

1. Introdução

        Os custos com logística representam fatia significante das despesas operacionais e totais de uma empresa. Segundo a Fundação Dom Cabral (2015), os custos logísticos de algumas das principais empresas brasileiras representaram 11,73% das despesas totais. É, portanto, interessante qualquer forma de otimização destes custos.

        Empresas que têm grande preocupação com sua logística adotam softwares que utilizam variados algoritmos para calcular rotas, otimizar uso de recursos, reduzir o tempo de transporte de suas mercadorias e insumos ou auxiliar em decisões como o posicionamento de unidades de distribuição.

Descrição das atividades da empresa 

        O algoritmo utilizado neste trabalho é o algoritmo de centro de gravidade. Este algoritmo se mostra interessante para

        

2. Referencial Teórico

2.1. O ramo de transportes no Brasil

2.2. Método do Centro de Gravidade para determinar melhor localização

3. Objetivos

        Este trabalho visa apontar, por meio do algoritmo centro de gravidade, a melhor localização para uma unidade de distribuição de uma média empresa do ramo de transportes.

4. Metodologia

        O estudo tem caráter exploratório, e teve início através de uma pesquisa in loco na instalação atual, onde foi feita uma entrevista informal com um dos engenheiros de produção da empresa. e devido a entrevista, descobriu-se que a mesma tinha interesse em mudar de instalação com intuito de encontrar um local cujo aluguel fosse menor ou equivalente ao atual e que os custos de transporte de cargas de seu clientes fossem reduzidos.

        Devido aos fatos, foi determinado que um método que poderia ser utilizado para determinar a melhor localização, é o método do centro de gravidade, e para que se pudesse realizar sua aplicação, foi necessário obter informações de demanda, custo e quilometragens das entregas realizadas na região.

        Através da mesma entrevista, foi possível ter acesso às informações necessárias, porém para proteção dos dados da empresa, foi preciso multiplicar todos os valores obtidos por uma variável X, que foi definida de maneira que o resultado final não fosse alterado.

        Os dados foram organizados em tabelas e com base nestes foram feitos cálculos e análises de localização pelo método do centro de gravidade, sendo que para isto, foi elaborado um mapa segmentado a fim de definir as coordenadas horizontais e verticais que está demonstrado na Figura 1.

Figura 1. Mapa Segmentado com localização dos clientes.

[pic 1]

Fonte: Modificado do Google Maps (2017)

        Os cálculos de centro de gravidade para determinar a melhor localização em x e y, foram realizados através das fórmulas descritas na equação 1 e 2, respectivamente.

Gx = ∑xi .  Vi .  Ci∑ Vi                                     (1)

 

Gy = ∑yi .  Vi .  CiVi                                     (2)

 

        Onde: xi/yi são as coordenadas de cada cidade nos eixos;

                vi é a demanda em cada cidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (258.8 Kb)   docx (57.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com