TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Artigo Politica e Adm

Por:   •  29/3/2022  •  Resenha  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha Artigo

O artigo " MARTINS, H. F. Burocracia e a revolução gerencial - a persistência da dicotomia entre política e administração. Revista do Serviço Público, v. 48, n. 1, p. 42-78, 1997 analisado neste texto foi produzido por Humberto Falcão Martins, Doutor em Administração (EBAPE/FGV, 2003), Mestre em Administração Pública (EBAPE/FGV, 1995), Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ENAP, 1996) e bacharel em Administração (UnB, 1986). Em sua obra o autor procura analisar de forma crítica e abrangente o tema burocracia aplicado à gestão publica e correlacionar ao papel burocrático dentro das organizações. Além disso, o autor também explica as ideias presentes em cada modelo de administração pública vinculada à chamada revolução gerencial e nos convida a aplicar cada um desses modelos ao contexto de administração publica em que vivemos, com um objetivo puramente analítico.

O artigo conta com diversas analises históricas desde o nascimento da ideia de burocracia, passando pela perspectiva weberiana e pincelando as ideias de Parons e Merton, por exemplo. O autor ainda reforça o conceito de burocracia dentro da organização, levando em conta a expressão “burocracia é poder” e a partir daí temos uma discussão a respeito do que realmente vem a ser puramente o significado de burocracia e o quanto seu sentido foi deturpado ao longo do tempo. Isso nos revela que esse conceito passou por muitos sociólogos e analíticos, doutores, estudiosos da área e ainda assim não obtivemos uma formula para definir e implantar a burocracia em sua essência na esfera da política pública. A grande questão abordada pelo autor do artigo nessa secção analisada é a dicotomia entre política e administração. Existe uma linha muito tênue entre essas duas palavras e ao mesmo tempo, quando colocamos em jogo a questão burocrática do sistema, esses dois conceitos perdem a ligação de forma a cada um aparentemente pertencer a um locos e terem seus próprios critérios. A desintegração entre a política e a administração na esfera publica burocrática também deixa bem explicita o conflito que existe entre os conceitos “inserção social” e “regulação política”. Passamos pelas analises feitas acerca da regulação que existe crescentemente sobre a inserção social na medida em que o Estado consegue mais poder sobre o social. E essa relação entre esses termos parece ser inversamente proporcional, quando o autor aponta exatamente que o ideal seria que houvesse harmonia entre esses termos.

Outros cientistas da área chegaram ao conceito de organização “pós-burocrática”, que revela mais uma vez um indicio de marginalização da burocracia, como fenômeno que atrapalha a flexibilização das organizações e que torna a dinâmica organizacional turbulenta. Esse processo de modernização da burocracia, que foi visto de forma mais explicita no período pós ditadura militar no Brasil, trouxe consigo o conceito de “revolução gerencial”, que seria uma tentativa de reconstituição da administração pública, depois de passar por períodos de incertezas e indefinição, mudanças de forma de governo. E existem três modelos citados pelo autor que caracterizam a revolução gerencial, os quais ainda assim, não conseguiram romper com a dicotomização entre a administração e política na esfera burocrática. Como o próprio autor diz, “a  burocracia publica é modernizável gerencialmente e passível de inserção social (...). A modernização gerencial e a inserção social são certamente um requisito de excelência para as organizações públicas brasileiras”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com