TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Cientifico - teoria basica da adm

Por:   •  24/10/2015  •  Artigo  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho TBA

Parte I - Teoria

  1. Explique os efeitos da má gestão.

R: Podemos definir como má gestão, a falta de liderança e planejamento dentro de uma empresa, tendo como consequência uma perda de clientes, gerando baixa nas vendas, conflitos e um alto custo.

  1. Como se caracteriza a empresa competitiva?

R: Uma empresa visa atender as necessidades da sociedade em geral e do mercado. A empresa competitiva deve, além de atender essas necessidades, estar sempre atualizada no mercado, aprendendo com seus concorrentes, buscando assim seu desenvolvimento. Com isso, há um aumento do lucro, podendo investir mais em conhecimento, capacitação e qualificação.

  1. Qual a diferença entre as empresas consideradas lucrativas e não lucrativas?

R: Todo o lucro gerado por uma empresas não lucrativa (ONG’s, filantropia e serviços públicos), é reinvestido em seu próprio desenvolvimento, porém precisa ser bem administrado por seu gestor, uma vez que uma empresa não lucrativa não tem dono. Em adversão da empresa lucrativa, que possui um dono e/ou sócio, e não necessariamente investe todo o seu lucro dentro da companhia, como bancos, seguradoras, entre outras, que também precisa ser bem administrada.

  1. Explique o conceito de organização.

R:  Organização é um grupo de pessoas com o mesmo propósito, atributos e responsabilidades, que precisa ser administrada com eficiência e eficácia visando melhores resultados

  1. Explique o conceito de eficácia e eficiência. Qual delas é a mais importante para alcançarmos objetivos organizacionais?

R: A eficácia visa satisfazer os deveres da empresa da maneira correta através dos seus produtos e serviços, com a necessidade de atender o que o cliente e o mercado procuram. Em contrapartida a eficiência busca fazer as coisas bem, com ênfase nos processos e nos meios, com a ausência de desperdício. Sendo assim pode ser considerado a mais importante para alcançarmos os objetivos organizacionais, pois pretende produzir mais com menos recursos, tendo um ganho de produtividade mais rápido.

Parte II: Prática

O artigo Empresas brasileiras e o desafio da competitividade, aprovado em 05/01/2007 e elaborado pelos professores da FGV-EAESP Thomas Wood Jr. e Miguel P.Caldas faz uma análise sobre um tema bastante relevante para aula de Teoria Básica da Administração; Competitividade e impactos da má gestão. Os autores refletem sobre a influência da economia no mercado e como empresas precisam se adaptar conforme os fatores externos: economia, ambiente, clima, política, etc. O foco do artigo é, sobretudo, nas empresas brasileiras que são muito afetadas pela instabilidade de tais fatores.

A empresa competitiva que tem como objetivo atender as necessidades do cliente, quando afetadas por externalidades são obrigadas a se adaptar ao meio. Aquelas que não conseguem se adaptar e assim desenvolver acabam sofrendo com fatores, como o da internacionalização. Um grande exemplo foi que após a segunda guerra mundial houve um aumento grande de empresas multinacionais, consequentemente um aumento de investidores estrangeiros em nosso pais. As empresas que não se adaptaram e não foram competitivas o suficiente não sobreviveram quando expostas à concorrência, e acabaram falindo ou sendo compradas por grandes grupos empresariais.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (58.9 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com