TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Cientifico

Por:   •  27/9/2016  •  Tese  •  1.621 Palavras (7 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


RESUMO

As transformações sobrevindas no mundo contemporâneo têm modificado substancialmente as relações entre empresa versus sociedade, contudo são estabelecidas novas estratégias, para atingir as novas percepções exigidas pela sociedade. Sabe-se da importância que a responsabilidade socioambiental traz para o meio em que vivemos, e a contribuição de determinadas ações que visam o melhoramento da qualidade de vida, podemos demarcar a responsabilidade em dois níveis: o nível interno que se relaciona com todas as partes pertencentes à empresa e o nível externo que faz relação com as ações de uma organização sobre os seus componentes externos, nomeadamente, o ambiente, os seus parceiros de negócio e meio envolvente.

Quando nos detemos à legislação podemos observar que esta se impõe diante das empresas, instituindo normas a serem cumpridos, determinando novas posturas para lidar com a conduta empresarial. Os ideais do desenvolvimento sustentável passaram a estabelecer regras ou parâmetros mínimos para que uma empresa possa atuar numa determinada atividade, algumas exigências são impostas às organizações como princípios para melhoria da sociedade e do meio ambiente, vale salientar que, essas mudanças, colaboram não apenas com a sociedade e o meio ambiente, mas também com o desenvolvimento econômico da empresa.

A Gestão de pessoas é um dos agentes mediadores da Responsabilidade socioambiental, tendo em vista que uma das suas aplicabilidades é colaborar para a obtenção dos objetivos, buscando constantemente o aperfeiçoamento e o desenvolvimento da organização. Um dos componentes da Gestão de Pessoas é o Recursos Humanos, que coopera de maneira considerável para o sucesso da organização; tem como atribuição estruturar , planejar , compor , encarregar, fortalecer e desenvolver estratégias para executar a missão, com a finalidade de obter resultados satisfatórios.

A responsabilidade social tem transformado a cultura empresarial nas últimas décadas; a todo tempo as instituições procuram novas estratégias de se distinguirem uma das outras e isso é o que tem originado a vantajosa concorrência entre as organizações, por meio do aprimoramento e enriquecimento na fabricação e criação nova produtos e serviços que estejam de acordo com o padrão exigido para ser considerada uma empresa responsável.

Palavras-chave: Responsabilidade Social; Empresas; administração.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

4 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

A referida produção interdisciplinar em grupo tem como finalidade principal, desenvolver de maneira objetiva um artigo científico intitulado como: A responsabilidade socioambiental e a gestão de pessoas: um estudo sob a ótica do direito empresarial e do trabalho.

O mencionado artigo faz uma relação com os componentes vivenciados no semestre, foram eles: Direito Empresarial e do trabalho, Gestão de Pessoas e Responsabilidade Social.

Buscamos abordar o Direito Empresarial e do trabalho, estabelecendo uma relação com a Responsabilidade Socioambiental e a Gestão de Pessoas, discutindo a importância e a necessidade da relação entre as áreas citadas.

A legislação em determinados componentes estabelece regulamentos e instruções a serem desempenhadas para designar uma organização socialmente responsável, e a Gestão de Pessoas é um dos agentes contribuem de modo considerável para o sucesso da organização; tem como atribuição estruturar, planejar, compor, encarregar, fortalecer e desenvolver estratégias para executar a missão, com a finalidade de obter resultados satisfatórios para a empresa e para o meio social.


  1. DESENVOLVIMENTO

 No final da idade moderna e inicio da idade contemporânea, a sociedade tem tido uma percepção cada vez maior da necessidade de rever os problemas ambientais, marcados por mudanças globais, constantes e velozes.  Se no século passado houve uma abundância e despreocupação com a questão ambiental, atualmente a atenção torna-se obrigatória. Aumento na frequência de enchentes, a seca, a elevação do nível do mar a perda de cobertura de gelo no ártico e na antártica, escassez dos recursos naturais, alteração na disponibilidade de recursos hídricos, mudanças nos ecossistemas e a desertificação, tem levantado conceitos importantes relacionados com a ética, responsabilidade e sustentabilidade social.  

Surgi então os movimentos da responsabilidade social, nos EUA e na Europa em meados dos anos de 1960, e passou a fazer pauta na agenda das empresas brasileiras, com mais visibilidade, ao longo dos anos 1990.  Foi então que a partir dos anos 2000, entrou em cena um mercado voltado para a criação de projetos de redução da emissão de gases que aceleram o processo de aquecimento do planeta. Trata-se do mercado de créditos de carbono, que surgiu do Protocolo de Quioto, acordo internacional que estabeleceu que os países desenvolvidos devessem reduzir, entre 2008 e 2012, suas emissões de gases de Efeito Estufa (GEE) 5,2% em média, em relação aos níveis medidos em 1990.  As nações que não conseguirem (ou não desejarem) reduzir suas emissões poderão comprar os CER em países em desenvolvimentos e usá-los para cumprir suas obrigações.

Sabe-se da importância que a responsabilidade socioambiental traz para o meio em que vivemos, e a contribuição com determinadas ações que visam o melhoramento da qualidade de vida, podemos demarcar a responsabilidade em dois níveis: o nível interno que se relaciona com os trabalhadores e, mais genericamente, a todas as partes interessadas afetadas pela empresa e que, por seu turno, podem influenciar no alcance de seus resultados e o nível externo que faz relação com as ações de uma organização sobre os seus componentes externos, nomeadamente, o ambiente, os seus parceiros de negócio e meio envolvente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (148.4 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com