TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Cientifico

Por:   •  18/5/2015  •  Artigo  •  2.513 Palavras (11 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO

GESATÃO DE PESSOAS

RECRUTAMENTO PESSOAL

[pic 3]

Belo Horizonte – Polo Pampulha 2015

GESTÃO DE PESSOAS

RECRUTAMENTO PESSOAL

Trabalho indivudual apresentado ao Curso de Administração 6º periodo. UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas  Direito Empresarial e Trabalhista, Gestão de Pessoas Responsabilidade Social e Ambiental.

                       Prof. Janaina Vargas S. Testa

                                Elisete Alice Zanpronio de Oliveira

                                Fernanda Mendes Caleiro

                                Fabiane T. Muzardo

Belo Horizonte – Polo Pampulha 2015

Gestão de Pessoas: Recrutamento Pessoal

RESUMO

 O objetivo deste artigo e versar sobre o recrutamento pessoal na seleção de pessoas, dentro da Gestão de Recursos Humanos nas organizações. Esta é uma ferramenta inicial no processo de contratação de pessoas de suma importância não apenas para os profissionais ligados a gestão de pessoas que terá pela frente como ócios de seu oficio, mas também para os futuros administradores. Elaborou – se este trabalho com base na pesquisa cientifica com abordagem qualitativa na Empresa Moldados e Perfilados LTDA, situada na cidade de contagem - MG, região metropolitana de Belo Horizonte. Diante deste contexto, a necessidade e propósito de evidenciar, a partir de uma revisão específica a importância do recrutamento nas instituições.

Palavras-chave: Recrutamento. Gestão de Pessoas. Seleção Pessoal.

 ABSTRACT

The purpose of this article and traverse on staff recruitment in the selection of people within the Human Resource Management in organizations. This is an initial tool in the very important people hiring process not only for professionals connected to people management which will face as ócios of his office, but also for future managers. Produced - this work was based on scientific research with a qualitative approach in the Company Molded and Sections LTDA, located in the city of counting - MG, metropolitan region of Belo Horizonte. Given this context, the need and purpose of evidence, from a specific review the importance of recruitment in the institutions.

Keywords: Recruitment. People management. Personal selection.

1 INTRODUÇÃO

Diante do cenário competitivo e a instabilidade do mercado econômico, as empresas cada vez mais, estão sendo cobradas por melhores resultados, nas prestações de serviços e venda de produtos.  Seus clientes exigem qualidade e valor agregado, para a satisfação das suas necessidades e o elo desta ligação estão nas pessoas que fazem parte do contexto organizacional, e para isso, posiciona a Gestão de Pessoas que precisarão recrutar selecionar, contratar, treinar e reter o colaborador na empresa com uma estratégica voltada para o atendimento ao cliente.

 Diante deste contexto, o presente artigo científico tem o propósito de evidenciar a partir de

Pesquisa cientifica com abordagem na pesquisa qualitaitva  uma revisão específica através de entrevista com o Gestor de Recuso Humano da Empresa Moldados e Perfilados LTDA, a importância do recrutamento  de pessoas na empresa, expondo como principal objetivo a compreensão do processo de recrutamento  dentro da organizaçao.

Com base nos dados pesquisados identificamos os tres tipos de recrutamento, o interno, externo e misto, porem o mais utilizado na Empresa é o recrutamento interno passando para o externo, quando o cargo exige capacidades e habilidades que não são encontrados dentro da Empresa. Assim, percebe – se que o administrador de Recursos Humanos (RH) desta empresa está sempre envolvido com pessoas, o que exige conhecimento sobre o que se refere à empresa e suas políticas, empatia e comprometimento para fazer com que os funcionários se sintam parte essencial no processo de crescimento da empresa. É através do RH que são recrutados, selecionados, treinados e motivados, para com isso se tornarem parte da instituição.

2 Materiais e Métodos

Entende – se por  recrutamento o processo de comunicação e divulgação de oportunidade de emprego que estão sendo ofertada pelo setor de Gestão de Pessoas em uma determinada organização e para explanar o assunto em questão, foram utilizados alguns métodos para facilitar o entendimento da pesquisa. A pesquisa parte de princípios metodológicos que tem como referência a forma de abordagem do problema (recrutamento pessoal) o qual parte de princípios qualitativos, que é caracterizada de acordo com Marconi e Lakatos (2010) como aquela que pode ser caracterizada como uma tentativa de fazer a compreensão detalhada de significados. Ela utiliza como fonte de trabalho, universos de significados, motivos e crenças.

2.1. Gestão de Pessoas.

Diante do cenário competitivo e a instabilidade do mercado econômico atualmente, a área de RH vem crescendo rapidamente dentro das organizações e, consequentemente, está sendo um fator estratégico para as empresas. Assim como a organização e as pessoas têm que caminhar lado a lado, é primordial que a área de Gestão de Pessoas conheça (ou defina) e dissemine o planejamento estratégico da organização, representado pela descrição da MissãoVisão e Valores organizacionais. Alguns anos atrás, o departamento de RH dentro de uma organização resumia-se somente a algumas funções, hoje, o termo RH passou a ser Gestão de Pessoas. Drucker (2002) reporta que a administração de pessoal teve início com a Primeira Guerra Mundial através de recrutamento, treinamento e pagamento de novos trabalhadores, que estavam envolvidos na produção de uma economia de guerra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (147.2 Kb)   docx (958.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com