TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Científico - Branding Gestão de Marcas

Por:   •  17/5/2021  •  Artigo  •  7.528 Palavras (31 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 31

BRANDING: GESTÃO DE MARCAS

BRANDING: BRAND MANAGEMENT

Rodrigo Fernandes de Carvalho

Bacharelando em Administração – 3º Período – Unipac/TO

rodrigo_fernandes@outlook.com

Brenda Loesch Luís Alves

Bacharelando em Ciências Contábeis – 3º Período – Unipac/TO

brenda.loesch@outlook.com

Victoria Carolina Santos Monteiro

Bacharelando em Ciências Contábeis – 3º Período – Unipac/TO

vcarolina17.vc@gmail.com

Wangri Ramalho dos Santos

Bacharelando em Ciências Contábeis – 3º Período – Unipac/TO

wangri22@hotmail.com

Resumo: A cada instante, o empresário se vê obrigado a inovar, buscando novas ferramentas, novos recursos e novas estratégias para se manter no mercado perante os seus concorrentes. Os moldes triviais de divulgação, com o foco exclusivo na venda pode gerar um resultado satisfatório, mas se não houver uma sintonia com o consumidor, comunicando e criando conexões, o processo de vendas pode ficar incompleto, impactando diretamente no pós-venda, por exemplo. A abordagem das empresas precisa ter impacto e basicamente se relacionar com o cliente, as empresas precisam trabalhar o valor da sua marca e agregar esse valor em campanhas que falem diretamente com o público alvo. E não são somente as empresas que precisam desse cuidado, as personalidades ou celebridades, sejam elas atores ou atrizes, criadores de conteúdo, esportistas, entre outros, precisam manter uma boa aparência perante o seu público ou fãs, por causa da exposição excessiva.

Palavras-Chave: Branding; Gestão; Marketing; Estratégia;

Abstract: Every moment, the entrepreneur is forced to innovate, seeking new tools, new resources and new strategies to stay in the market in front of its competitors. The trivial disclosure molds, with the exclusive focus on the sale can generate a satisfactory result, but if there is no agreement with the consumer, communicating and creating connections, the sales process can be incomplete, impacting directly on the post-sale, for example . The business approach needs to have an impact and basically relate to the customer, companies need to work on the value of their brand and add that value to campaigns that speak directly to the target audience. And it's not just the companies that need this care, personalities or celebrities, be they actors or actresses, content creators, sportsmen, among others, need to look good to their audience or fans because of excessive exposure.

Keywords: Branding; Management; Marketing; Strategy;

INTRODUÇÃO

Vivemos em um mercado extremamente competitivo, onde todos buscam seu espaço, sua singularidade, sua própria identidade para ser reconhecido pelo seu público alvo. Você já se perguntou, o porquê muitas marcas se destacam e se mantém ativas na mente dos consumidores? Se esse questionamento já passou pela sua cabeça, este artigo vai ajudar a entender os conceitos de Branding e porque aplica-lo na sua empresa.

“Nasceu então, o Branding – a nova palavra em identidade empresarial, sinônimo desta evolução, que nada mais é do que a continuidade dos tradicionais programas de identidade corporativa, associado ao Marketing e ao Design, resultando em um novo padrão de administração de imagem”. (Oliveira, 1999, p. 5)

        Foi constatado que “o uso do Branding como ferramenta de gestão não é recente. A Procter & Gamble é reconhecida por ter sido a primeira empresa a criar, em 1931, times de gerenciamento de marcas, que tinham como principal função coordenar o programa de marketing dos produtos de forma integrada à venda e à fabricação” (Sandra Ribeiro Cameira, 2016, p. 51).

        Segundo Guilherme Kruger (2015), “Branding, ou gestão de marcas, como é muito conhecido por aqui, é um conjunto de ações estratégicas que, quando aplicadas de forma eficiente, contribuem para a construção da percepção de seu consumidor em relação à sua empresa de forma positiva – ou seja, como você gostaria que ele a interpretasse.”

Plínio de Melo (2017) complementa que, “o Branding é a criação de estratégias para que uma empresa/negócio possa atingir seus objetivos de mercado. Como, crescer em um mercado específico trabalhando seus valores de marca na mente do consumidor, explorando sua personalidade e ações. O branding busca definir estratégias e posicionamentos que sejam relevantes para o negócio e seus potenciais “clientes” pretendidos para sua própria sobrevivência em meio a tantas concorrências, se diferenciando seja para o consumidor final ou não”.

Um dos aspectos fortes em relação a gestão da marca no mercado, é fixar a marca na cabeça do consumidor e fazer com que o mesmo se envolva com ela, as vezes compramos uma lã de aço de uma marca qualquer, mas sempre a chamamos de Bombril, quando compramos uma lâmina de barbear, denominamos como Gillete.

De acordo com Delano Rodrigues (2006), “Estes acontecimentos apontam caminhos de convergência entre conhecimentos de Design, Marketing, Administração, Propaganda, etc. com o intuito de construir uma proposta inovadora de identidade de marca. Este sistema de ações interdisciplinares, que vêm a ser o Branding, busca o estabelecimento de imagens, percepções e associações pelas quais os diversos públicos que influenciam uma organização irão se relacionar com um produto, serviço ou empresa”.

        O Branding visa construir e fazer a gestão de marca através da implementação de valores e percepções que possam agregar valor junto ao público. Todas as ações relacionadas a imagem da empresa, de seus funcionários e de outros elementos que a representem, faz parte do trabalho do branding.

        Quando citamos o termo Branding, é inevitável não conciliar o termo com a marca da empresa. A marca é uma representação de formas, cores e letras que trazem a identidade da empresa para o mercado. De acordo com Aaker (1998, p.7), “a marca é um nome diferenciado e/ou símbolo (tal como um logotipo, marca registrada, ou desenho de embalagem) destinado a identificar os bens ou serviços de um vendedor ou de um grupo de vendedores e a diferenciar esses bens e serviços daqueles dos concorrentes”.

        Colocando esse conceito na prática, um grande exemplo, é a Coca-Cola. A empresa é líder de mercado no seu segmento e não se preocupa com a aplicação de preços dos seus produtos, tanto que a mesma não costuma aplicar preços baixos no mercado. Analisando esse exemplo, nos questionamos o porquê compramos um produto bem mais caro, em relação a outros produtos mais baratos. O trabalho de Branding foi bem executado, mostrando um conceito aplicado pela empresa. Através de um trabalho bem elaborado, a Coca-Cola traz ao consumidor algo a mais, além do refrigerante. O consumidor tem a certeza da procedência, qualidade e se sente especial. Sempre nos deparamos com um exemplo voltado ao senso comum, que relaciona a qualidade comparativa em relação ao produto na embalagem em plástico “descartável” e “KS” (vidro). Sempre preferimos o refrigerante na embalagem de vidro, com o foco no sabor, sem analisar se o produto é caro ou não. Outro exemplo em relação à empresa Apple, José Worcman (2016) cita que “seus celulares podem até ter os mesmos recursos que seus concorrentes, mas às vezes o cliente opta por pagar mais caro, pois sabe que a empresa vai entregar a experiência que está prometendo. Mais do que um produto, muitos o utilizam como forma de transmitir um estilo de vida, uma atitude. O usuário quer pertencer a um nicho, independente dos recursos do seu iPhone”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.6 Kb)   pdf (213.8 Kb)   docx (29.6 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com