TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Branding: Um Estudo sobre a Gestão de Marcas

Por:   •  11/10/2018  •  Dissertação  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - Presencial

Disciplina: Introdução ao Design Gráfico                       Professor: Guilherme Sauthier

Acadêmicos: André De Bettio, Cauê Carvalho, João Vitor Ribeiro, Guilherme Iop, Vitor Bianchi

BRANDING

Um Estudo Sobre a Gestão de Marcas

        Temos como objetivo explicar o conceito de Branding e em que áreas ele atua no gerenciamento de uma marca. Também com esse estudo pretendemos desmistificar o pensamento de que Branding somente diz respeito a identidade de uma marca, bem como exemplificar sua atuação junto as demais áreas que compõem um negócio ou uma empresa.

        Para entendermos do que se trata esse assunto, primeiro temos que tomar conhecimento da definição desse termo. Branding ou Brand Management é um termo que vem do inglês tendo como junção a palavra “Brand” que significa marca e a palavra Management que significa gestão ou gerenciamento. Branding então pode ser definido como a gestão de uma marca. Segundo Alina Wheeler (Design de Identidade de Marca Terceira Edição, 2012, p. 16)

A gestão de marcas, também chamada de branding, é um processo disciplinado para desenvolver a conscientização e ampliar a fidelidade do cliente, exigindo determinação superior e disposição para investir no futuro. A ideia de gestão de marcas é aproveitar todas as oportunidades para expressar por que as pessoas deveriam escolher uma marca e não outra. O desejo de liderar, de superar a concorrência e de dar aos colaboradores as melhores ferramentas para se comunicarem com os clientes é o motivo pelo qual as empresas utilizam a gestão de marcas.

Branding é a gestão de toda sua empresa, de toda sua marca e isso envolve propaganda, ambientes, experiências, sites, newsletters, formulários timbrados, sinalização, embalagens, exposições, propostas, e-mails, mensagens de voz, publicações, banners, cartão de visita, quadro de aviso, material efêmero, veículos, serviços e produtos, funcionários, palestras e apresentações, networking, telefone, boca a boca, feira de negócios, mala direta, relações públicas, blogs, mídias sociais e promoção de vendas.

        Entre tantas áreas na gestão de uma empresa podemos ver que todo material visual da marca reflete o seu valor, visão e missão, bem como seu segmento de atuação e público alvo. A responsável por reunir todas essas características e criar um conceito em que a marca transmita isso ao público que almeja atingir é a identidade visual que ela possui.

        Dentro da identidade visual de uma marca temos uma Logomarca, ou simplesmente logo, que é a representação gráfica do nome de uma empresa ou marca, e determina o ponto de partida para construção de sua identidade visual. Tem como objetivo facilitar o seu reconhecimento, e agregar valor a marca a fim de se destacar entre as demais e ser a primeira opção de escolha entre o seu segmento. Logo é abreviação de Logotipo, que é apenas o sinal visual da marca, a representação visual da marca, logo não é marca, marca é tudo que está envolvido a sua empresa, sinalização, funcionários, atendimento, produto, identidade visual, websites, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (91.2 Kb)   docx (299 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com