TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Cinetifico Contabilidade

Por:   •  15/6/2015  •  Artigo  •  2.001 Palavras (9 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

CAMPUS BARRA DOWNTOWN

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

AULA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA

ARTIGO CIENTÍFICO

Aluna: Fernanda Omena de Souza

Profª: Ms.C Sônia Grácia Pucci Medina

A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA DE DECISÃO

Resumo

A atual pesquisa desenvolve um estudo sobre a gestão de custos e utiliza as informações para auxiliar na gerencia das empresas, debatendo a importância e o potencial de seu desenvolvimento na área.  A importância destas informações é ilustrada através do modelo de gerenciamento de custos como o principal fator do desenvolvimento empresarial. No atual trabalho fazemos uma revisão conceitual sobre os custos para a atividade gerencial, ajudando o ambiente competitivo das industrias e expõe visões sobre o papel e a importância de custos enquanto é instrumento de gerenciamento e administração. O intuito é a busca pelo aumento das possibilidades de fornecimento de informações finais ao tomador de decisões. Notando assim, que as informações geradas através da gestão de custos são elementos essenciais para o processo de desenvolvimento empresarial.

Palavras-Chave: Contabilidade de custo. Empresa. Desenvolvimento.

INTRODUÇÃO

Através do recolhimento de dados que foi feito sobre a contabilidade de custos veremos a importância das informações no processo de gerenciamento e desenvolvimento de uma empresa, para que futuramente venha atingir sua missão e objetivos. Evidenciaremos o processo de gerenciamento com a contabilidade, sua influencia, tomada de decisão e a importância da informação. Pois com a evolução atual veremos que o mundo comercial está se tornando cada vez mais complexo e exigente perante ao mercado.

1 PROBLEMA DA PESQUISA

Na medida em que as ações gerenciais tornaram-se mais complexas e exigem informações mais sofisticadas, obtidas por uma compensação de estudos, imagina-se que a gestão de custos deve ser o núcleo das informações econômicas, financeiras e principalmente na gestão interna da organização da empresa.

As informações da gestão de custos são aplicadas pelos gestores na tarefa de decidir, sem requisitar novo tratamento, prudência ou análise. São utilizadas na maioria das vezes como subvenção de análise e se apresentam com reconhecimento na credibilidade na tomada de decisão requerida pela rotina diária dos gestores.

Seguindo o contexto, através da presente pesquisa, podemos responder a pergunta: Qual a importância da gestão de custos no desenvolvimento econômico das empresas?

2 JUSTIFICATIVA DA PESQUISA

        Devido as circunstância, que geram constantes mudanças e questionamentos que ocorrem dentro e fora do ambiente de negócios, constatou-se que são reconhecidos os esforços das empresas na busca e implementação de modernas práticas de gestão.

        O presente trabalho trata do desenvolvimento empresarial na gestão de custo na permanência e a conquista no mercado, tratando de seu crescimento na busca para contribuir na área financeira. No decorrer do trabalho nos concentramos na utilização dos conceitos da gestão de custos, dentro da empresa, sua importância na estratégia de desenvolvimento e fortalecimento econômico.

Consequentemente, os fatores desse estudo podem contribuir para o crescimento das organizações, gerando assim benefícios e demonstrando a importância das informações da gestão de custos no processo de gestão e desenvolvimento organizacional.

3 OBJETIVOS

3.1. Objetivos Geral

Demonstrar a importância da Contabilidade de Custo dentro da empresa e sua geração de lucros.

3.2. Objetivos Específicos

  • A Importância da Gestão de Custos

É um fator muito importante para certificar à manutenção e a melhoria de um sistema de gestão a procura da perfeição empresarial, e que um determinado sistema apropriado de informação de gestão ofereça as variáveis requisitadas pelo tomador de decisão e análise fundamental nos aspectos dos ambientes internos e externos. Incluindo sempre dados extras que sejam influentes nas áreas econômicas e financeiras da organização, estando imersa a maior parte das empresas num mundo atual dinâmico e competitivo, sendo ela condicionada e obrigada a ajustar continuamente seus produtos e serviços que comercializa com os preços de venda.

        Para poder controlar seus gastos, utiliza um sistema de informações que permita assumir suas responsabilidades e a tomada de decisões de uma forma organizada, sendo a decisão permanente e continua para fácil adaptação da empresa onde seu sucesso ou fracasso dependerá dos erros e acertos; para uma tomada de decisão correta, o gestor deverá ter informações suficientes, tanto em qualidade e quantidade.

  • Descrever a Classificação dos Custos

A classificação dos custos pode ser analisada sob dois aspectos. Quanto aos produtos e quanto ao volume de produção. Quanto aos produtos podemos classificar os custos em diretos e indiretos. Quanto ao volume de produção podemos classificar como fixos e variáveis.

•        Custos Diretos – são os custos que podem ser diretamente apropriados aos produtos, bastando haver uma medida de consumo. Como exemplo pode-se destacar: materiais diretos, mão-de-obra direta, etc.

•        Custos Indiretos – são os custos que beneficiam toda a produção e não são identificados com cada produto. Ou são aqueles que para apropriação é necessário o uso de rateio ou estimativas. Como exemplo pode-se destacar: Depreciação, Aluguel, Supervisão, Energia elétrica, etc.

Outra classificação importante é a que leva em consideração a relação entre custos e o volume de atividade. Divide-se em Custos Fixos e Custos Variáveis.

•        Custos Fixos – são aqueles que independem do volume de produção. São os custos de estrutura da empresa, que não guardam qualquer relação com o volume de atividade da empresa Como exemplo pode-se destacar: aluguel, supervisão, segurança, manutenção, etc.

•        Custos Variáveis – são aqueles que são relacionados (variam) diretamente com o volume de produção ou volume de atividade da empresa. Quanto maior a produção (volume de atividade) maior o custo variável total; quanto menor o nível de produção ou atividade menor o custo variável total. Como exemplo pode-se destacar: matériaprima, mão-de-obra direta, energia, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (157.3 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com