TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dicas de artigo cinetifico

Por:   •  24/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 2

Conceitos de Economia

Economia: É a ciência que estuda como os indivíduos e a sociedade decidem empregar recursos escassos para atender necessidades ilimitadas. A mesma está dividida em Microeconomia e Macroeconomia.

Microeconomia: É parte da economia que estuda o comportamento dos consumidores, ou grupo deles, a fim de se obter uma maximização dos lucros pelas empresas de forma individual. Pressupostos: Hipótese cetiris paribus, Preços relativos, Primcíopio da Racionalidade, Mercado concorrencial e equilíbrio de mercado.

Macroeconomia: É o estudo do sistema econômico como um todo em nível nacional. Seus principais objetivos são: O crescimento da produção e do emprego, controle da inflação, equilíbrio das contas externas e melhor distribuição da renda gerada no país por meio das políticas econômicas (política fiscal, política monetária, política cambial e de comércio exterior e política de rendas).

Evolução Histórica da Economia

Mercantilistas: Nesse período, creditava-se que a força da economia estava vinculada de acordo com o acúmulo de metais preciosos.

Fisiocratas: Acreditavam que toda riqueza advinha da agricultura, que só a terra teria o poder de multiplicar os produtos.

Economia Clássica: Defendiam um mercado livre, auto regulável, onde Adam Smith dizia que a busca individual pelo crescimento econômico traria por consequência o crescimento econômico coletivo, assim como defendia a maximização da produção por meio da divisão do trabalho.

Lei de Say: A oferta cria sua própria procura.

Neoclássicos: Surge a aceitação de um certo grau de intervenção do Estado no controle da economia e que posta em prática as antigas teorias de mercado que antes não passavam de apenas teorias.

Teoria Keynesiana: Dizia que era de fundamental importância a participação do Estado como uma mão controladora de mercado haja vista a crise de 1929, onde ocorreu a falência de varias empresas que ocasionou um alto numero de desemprego e ficou conhecida como a grande depressão. Onde surgiu o entendimento contrário a Lei de Say, que foi o Princípio da Demanda Efetiva.

Fórmula da Demanda: Qd = a – Bp

Fórmula da Oferta: Qo = a + Bp

Estruturas de Mercado: Concorrência perfeita, Monopólio, Oligopólio e Concorrência Monopolista.

Balanço de Pagamento

Balança Comercial: Que são as exportações menos as importações.

Balança de Serviços: São os registros dos Fretes, Lucros e Juros.

Transferências Unilaterais: Lançamentos dos Donativos , recebimento ou envio.

Conta de Transações Correntes: A soma da Balança Comercial, Balança de Serviços e das Transferências Unilaterais.

Balança de Capitais: Onde são registrados todos os Pagamentos da dívida externa e entrada de investimentos estrangeiros no país.

Conta Erros e Omissões: Registra a diferença do que foi contratado e do que foi efetivamente pago.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (63.8 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com