TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Utilização de ferramentas financeiras em artigos sobre contabilidade

Por:   •  30/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 2

UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS ESTATÍSTICAS EM ARTIGOS SOBRE CONTABILIDADE FINANCEIRA

Objetivos – O objetivo pautado no trabalho apresentado é o de demonstrar a utilização de ferramentas estatísticas, apresentar as ferramentas que serão utilizadas e posteriormente colocá-las em prática, utilizando-as para obter uma análise quantitativa evidenciando informações de artigos que envolvem a utilização e abordagem quantitativa na metodologia de pesquisa dos artigos do Congresso da Associação dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, o Congresso da Controladoria e Contabilidade da Universidade de São Paulo e o Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração.

Métodos Utilizados – Estatística descritiva, que visa sumarizar e descrever qualquer conjunto de dados em tabelas, gráficos e medidas-resumo, identificando tendências, variabilidade e valores atípicos.

A inferência estatística, que tem por objetivo propiciar ao pesquisador a elaboração de conclusões sobre população a partir de uma amostra.

Técnicas multi-variadas que possibilitam analisar um conjunto de dados, levando em consideração as correlações existentes.

Técnicas de interdependência são empregadas, por exemplo, quando se tem o interesse na inter-relação de muitas variáveis, na existência de aleatoriedade na combinação de categorias de variáveis não-métricas ou na determinação de grupos que contenham observações semelhantes.

Técnica de dependência se refere a determinação de modelos nos quais uma ou mais variáveis são dependentes de comportamento de uma ou mais variáveis explicativas.

Os dados analisados por esses métodos foram, dados do Congresso da Associação dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, o Congresso da Controladoria e Contabilidade da Universidade de São Paulo e o Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, houve a verificação de um total de 299 artigos que foram aprovados na área temática “Contabilidade para usuários externos”.

Resultado – Evidenciaram com isso o aumento na metodologia quantitativa no decorrer dos anos nas instituições que foram usadas como pesquisa, Congresso da Associação dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, o Congresso da Controladoria e Contabilidade da Universidade de São Paulo e o Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, a intenção de tão-somente contribuir para a disseminação dos modelos estatísticos disponíveis e incentivar os pesquisadores a trabalharem com técnicas ainda poucos exploradas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (29.2 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com