TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE CARGOS

Por:   •  16/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.383 Palavras (18 Páginas)  •  2.023 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

RESUMO        

1 INTRODUÇÃO        

2        REFERENCIAL TEÓRICO        

2.1 CONCEITO DE CARGO        

2.2        DESCRIÇÃO DE CARGOS        

2.3 ANÁLISE DE CARGOS        

2.3.1        MÉTODOS DE COLETA DE DADOS SOBRE CARGOS        

2.3.2        A IMPORTÂNCIA DA DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE CARGOS        

2.4 A ESTRUTURA DA ANÁLISE DE CARGOS        

2.5        EVOLUÇÃO DOS CONCEITOS        

2.5.1        MODELO CLÁSSICO OU TRADICIONAL        

2.5.2        MODELO HUMANÍSTICO        

2.5.3        MODELO CONTINGENCIAL        

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        


DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE CARGOS

RESUMO

Este trabalho fala sobre a descrição e análise de cargos. Descrever um cargo significa relacionar desde o que o ocupante faz até o motivo porque faz, a descrição de cargo é um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo. Analisar um cargo significa detalhar o que o cargo exige do seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades para que possa desempenhá-lo adequadamente. A partir dessa premissa, a descrição e análise de cargos são de suma importância para a Administração de Recursos Humanos de uma organização. É imprescindível para o bom andamento no processo de recrutar e selecionar pessoal, na administração de salários e entendimento de cada cargo dentro da organização. A descrição e análise de cargos propicia maior comprometimento e desempenho dos funcionários em relação a suas atividades e auxilia nos processos de recursos humanos e estabelecimentos de suas estratégias. O referido artigo será uma pesquisa bibliográfica na qual terá como objetivo primordial esclarecer os discentes a respeito do tema, elucidando todas as dúvidas existentes. Fundamentado em levantamento bibliográfico, o artigo mostra a importância do processo de substituição dos sistemas tradicionais de gestão de pessoas, que têm o cargo como seu elemento base, pelos sistemas baseados nas competências individuais, apontando as diferenças entre os dois sistemas, os fatores que os favorecem e as principais críticas feitas a cada um deles.


Palavras-chaves: descrição; cargos; análise; administração.

1 INTRODUÇÃO

É de suma importância que a organização que pretende atingir a excelência estabeleça estratégias de gestão de Recursos Humanos (RH) para favorecer um clima de trabalho agradável ao alto desempenho empresarial, a principal relação entre o capital e o trabalho, no cenário das organizações, a mais produtiva e menos conflituosa possível.

Este trabalho tem como objetivo, fazer um estudo bibliográfico sobre as empresas para estas tenham uma posição avançada no mercado, onde está cada vez mais competitivo. Empresas que atuam no mercado globalizado precisam entender que o mundo empresarial muda rapidamente, e os processos de gestão de RH são fundamentais para o acompanhamento dessas mudanças em busca dos melhores desenvolvimentos de seus serviços e produtos.

É importante ressaltar que a descrição de cargos é o primeiro e grande passo para as empresas se situarem internamente com suas atividades, é um processo que vai destacar os requisitos, responsabilidades e esforços impostos ao ocupante do cargo.

A adoção de uma estratégia de descrição de cargo fará com que a empresa fomente o seu espírito de equipe, adquirindo ganhos organizacionais em relação à qualidade, produtividade, satisfação dos clientes internos e externos, e mais que isso, ao lucro.

A metodologia utilizada para este artigo é de cunho bibliográfico. Para tal, será usado como base, do estudo semiestruturado, com a finalidade de coletar informações e, através delas, verificar se as participantes estão contentes com os programas oferecidos ou não.

Em sentido amplo, pesquisar significa realizar empreendimentos para descobrir, para conhecer algo. A pesquisa constitui um ato dinâmico de questionamento, indagação e aprofundamento. Consiste na tentativa de desvelamento de determinados objetos. Porém para que a pesquisa recebe a qualificação de científica, deve-se efetivar através da utilização da Metodologia Científica e de técnicas adequadas para a obtenção de dados relevantes ao conhecimento e compreensão de um dado fenômeno. (BARROS, 2000, p. 67)

Além da literatura, também me utilizei de conhecimento adquiridos, a análise contará com o apoio da literatura consultada, para expansão de ideias e novos métodos, caso a ineficácia dos programas sejam constatadas.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

As empresas que querem sobressair no mercado globalizado devem vestir uma estrutura bem delineada na área de RH. Precisam investir nos seus profissionais para que estes possam operar de forma multidisciplinar e consentir as exigências e perspectivas desse mercado que tem se tornado cada vez mais competidor. A Descrição de Cargos é o processo que consiste em determinar os elementos ou fatos que compõem um cargo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)   pdf (162.8 Kb)   docx (34.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com