TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo cientifico

Por:   •  26/6/2015  •  Artigo  •  2.343 Palavras (10 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE LEÃO SAMPAIO

GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

A GESTÃO DE ESTOQUE E A LOGISTICA HOSPITALAR COMO CONTROLE DE MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS

JUAZEIRO DO NORTE

2015

FACULDADE LEÃO SAMPAIO

A GESTÃO DE ESTOQUE E A LOGISTICA HOSPITALAR COMO CONTROLE DE MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS

Disciplina: Gestão de Materiais e Patrimônio

Professor: Demócrito

Equipe: Francisco Alan de Lima Oliveira

                                                                   José Renaldo

                                                                    Maria Renata

                                                                         Maykon Alencar

                                                                   Nairon Siebra

                                                                  Thays França

Trabalho sobre a gestão de estoque, como ferramenta de apoio para a aprovação da disciplina de gestão de materiais e patrimônio, no curso de administração, no período letivo 2015.1, sobre a orientação do Profº. Esp. Demócrito.

JUAZEIRO DO NORTE

2015

A GESTÃO DE ESTOQUE E A LOGISTICA HOSPITALAR COMO CONTROLE DE MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS

Francisco Alan de Lima Oliveira

José Renaldo

               Maria Renata

               Maykon Alencar

               Nairon Siebra

               Thays França

Demócrito

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo mostrar a importância sobre gestão de estoque e logística hospitalar como controle de movimentação de materiais em meio organizacional, como ferramenta de controle de estocagem e manuseio de equipamentos e ter um melhor planejamento para gerar resultados. O planejamento, a gestão e a administração de materiais unidos visam planos de melhorias dentro da gestão de estoque, e proporciona um melhor controle de movimentação de estocagens em geral. A gestão de estocagem requer especialmente dos funcionários, compras, fornecedores e de criação de sistemas interno de conferencias. Por fim foi possível identificar os resultados sobre a gestão de estoque e a analise de movimentação de equipamentos em gerais.

Palavras Chaves: Planejamento, Gestão de Estoque, Administração de Materiais

ABSTRACT

Keywords:

JUAZEIRO DO NORTE

2015

INTRODUÇÃO

A gestão de estoque consiste fundamentalmente em medidas em que os mesmos funcionam como lubrificantes necessários para suas produções, em meio em que é de extrema importância para aperfeiçoar os investimentos de estocagem e aumentar a eficiência de controle, para assim diminuir as necessidades de capital de estoques.

É importante socialmente, pois aborda medidas de uma organização de materiais como autoajuda em áreas de concentração como, por exemplo: planejamento e controle da produção, importação, almoxarifado e compras. É fundamental aos acadêmicos pois associam a gestão de materiais  como ferramentas de melhorias ao mercado dos produtos em geral, se tornando essencial  para as empresas em especial os hospitais.

Em ambientes hospitalares a administração de materiais na saúde tem se um resultado bastante eficaz em uma administração moderna porem raramente é percebido em entidades publicas.

Para se ter uma boa delegação de estocagem em ambientes hospitalares é necessários ter um planejamento e uma organização das entradas e saídas dos produtos .  O planejamento em almoxarifado destaca-se por um processo formalizado como as implantações de materiais e equipamentos a serem utilizados ou os desnecessários para uso.

Os planejamentos dos estoques são feitos através de estratégias de controle de compras e de politicas de estocagem, observando sempre o nível de estoque e o capital envolvido como também as formas de armazenagem, manuseios de matérias.

Segundo o autor (BOWERSOX, 2010, p. 43) complementa sobre os armazenamentos e manuseios de mateiras ao afirma que “No depósito, o manuseio de materiais é uma atividade importante. Os produtos devem ser recebidos, movimentados, separados e agrupados de modo a atender às necessidades dos pedidos de clientes”.  Quando o manuseio dos produtos não é realizado da forma coerente pode se resultar em avarias dos produtos. Para auxilio no manuseio dos materiais utiliza se equipamentos em variedades de dispositivos automatizados e mecanizados para que o resultado seja satisfatório.

JUAZEIRO DO NORTE

2015

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

    2.1 Planejamento

Pereira (2010) conceitua que o planejamento se destaca por vários fatores como, por exemplo: moldar, pensar, e controlar o futuro das organizações, pois em ambiente estratégico é o processo mais formalizados para geração de resultados.

Vasconcellos Filho e Pagnocelli (2001) complementam sobre o planejamento que além de gerar resultados as empresas têm funções diversas como previsão, projeção, resoluções de problemas e planos e com isso pode se ter planejamento eficaz para promover o alcance dos seus objetivos finais.

2.2 Gestão de Materiais

2.2.1 Gestão de Estoques

Para Dias (2012) o elemento básico para as fases de desenvolvimento de controle são: indústrias, planejamento e administração de empresas. Para suprimentos de área de materiais e logísticas é essencialmente responsável pelo sucesso das operações na sua área.

  1. Controle de Estoque

Dias (2012) afirma que para efetuar correto o controle de estoque é necessário se ter diversos requisitos que auxiliam nas funções das empresas, primordialmente com os tipos de produções que são setores envolvidos como estocagem e pagamento dos funcionários, centralização de compras, utilizações de cotação a fornecedores, criação do sistema interno de conferencias, estocagem de todas os materiais em locais previamente designados, estabelecer um sistema de inventario rotativo, determinar limites (máximo e mínimo) para cada item de estoque, um sistema de controle de estoque, sistema que demonstre o custo de materiais desde o almoxarifado de materiais até produtos acabados e por fim emissão regular do relatório de materiais: compradores, entregue e saldos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (127.3 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com