TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As 5 Forças De Porter

Por:   •  21/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  37 Visualizações

Página 1 de 2

1- Rivalidade entre os concorrentes

A rivalidade entre empresas de um mesmo segmento é um ponto crucial a seranalisado. É preciso, portanto, saber quem são os concorrentes diretos, além deacompanhar as suas estratégias e desenvolvimento.Estudar os concorrentes é algo primordial e que deve ser feito com frequência,perguntando quais são as estratégias que eles estão a usar.A parr daqui, descobrir como o destaque no mercado está a ser disputado. Analisaras vantagens que eles têm, procurar conhecer seu público-alvo, suas tácas e falhas.

2- Poder de negociação dos fornecedores

Ter em atenção qual é o impacto que próprios fornecedores têm em relação ao nossoproduto e, consequentemente, no desenvolvimento do negócio.Será que dependemos totalmente destes? Para chegar a uma conclusão, pensar emquantos fornecedores temos. Se forem poucos, tentar ampliar essa relação,comparando preços, prazos de entrega e qualidade.E, o mais importante: não depender de apenas um ou outro! Não esquecer que nossosfornecedores não são necessariamente exclusivos da nossa empresa. Eles podem, eprovavelmente estão, fornecendo os concorrentes também.

3- Ameaça de produtos substutos

Se já possuímos um produto ou serviço, sabemos que ele atende a uma necessidadeespecíca ou resolve algum problema. Mas, por mais inovador que o produto seja, issonão signica que estaremos isentos de concorrência.Portanto, analisar os concorrentes que possuem produtos que trazem beneciosparecidos ou iguais ao nosso e invesr nessa análise. O que o nosso produto tem oupode ter de diferente que fará com que as pessoas não pensem duas vezes antes deescolherem o nosso?

4- Ameaça de entrada de novos concorrentes

O que nós e a concorrência já existente do nosso mercado podemos fazer para travar – ou pelo menos dicultar – a entrada de novos concorrentes?Esta não é uma questão que costuma surgir aosempreendedores, mas a prevenção damesma pode evitar muitos problemas! Fatores que costumam impedir novosaventureiros em mercados são: marcas bem consolidadas, patentes e contratos deexclusividade.

5- Poder de negociação dos clientes

Qual o poder dos clientes em relação ao nosso produto? O poder de decisão doconsumidor é muito forte, principalmente em relação ao preço e a qualidade oferecidapelo produto. Na verdade, não há como fazer uma boa análise das 5 forças de Portersem se tonar como base o esquema de Porter.A máxima de “o cliente sempre tem razão” não é de toda errada, quando pensamos nopoder que o cliente tem de exigir preços mais baixos ou produtos melhores. No nal,quem dene o valor que o nosso produto ou serviço tem, são os consumidores (ou afalta deles).Portanto, quanto maior o nível de compeção do mercado em que o nosso produtoestá inserido, maior é o controle dos próprios consumidores sobre as vendas.Por exemplo, se poucas empresas oferecem o serviço que eles procuram, o controle évoltado para os fornecedores. Mas quando o valor médio que cada cliente gasta emcomprar o nosso produto – é alto, isso faz com que a empresa e o cliente tenham umarelação mais equilibrada, de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com