TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As 5 Forças de Porter

Por:   •  7/4/2021  •  Relatório de pesquisa  •  868 Palavras (4 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 4

Administração

Avaliação - 5 forças de Porter

A 5 Forças de Porter referem-se a uma ferramenta de análise e avaliação externa do mercado a qual se está inserido e a competitividade, auxiliando também na criação do planejamento estratégico da empresa.

Dada as 5 forças de Porter, sendo elas, rivalidade entre os concorrente, poder de negociação dos fornecedores, poder de negociação dos clientes, ameaças de produtos substitutivo e ameaça de novos concorrentes.

Propondo que identifiquemos em um determinado setor a nossa escolha, devemos avaliar qual a rivalidade existente neste setor e de que forma o mesmo busca se proteger.

O setor de tecnologia, assistência técnica de celulares na região de Osasco, foi o ponto escolhido. Aplicando as 5 forças de Porter nesta área, pudemos concluir as seguintes questões:

Rivalidade entre fornecedores:

O crescimento constante da tecnologia cria altos níveis de concorrência. Visto que a demanda sobre a procura por serviço de assistência técnica é crescente, os lojistas acabam por possuir uma vantagem sobre seus fornecedores, sejam eles para lojas informais ou autorizadas. Avaliam minuciosamente a diversidade de peças e acessórios oferecidos bem como a qualidade e garantia sobre eles; compra de peças e acessórios, comparando os preços do mercado com o de seus fornecedores a fim de atingir preços cada vez menores em compras de grandes quantidades, que por sua vez tentam atraí-los e fidelizá-los com seus clientes a partir da oferta de cobertura de orçamentos.

Rivalidade entre os concorrentes

Analisando a concorrência entre os lojistas da região, identificamos alguns pontos importantes, tais como a falta de segurança que os clientes sentem em usufruir de seus serviços prestados em lojas informais devido a falta de informação coerente, não transparecendo segurança sobre o serviço a ser feito; muitas vezes não possuindo formação e conhecimento adequados e suficiente para atuar na área. A qualidade do serviço executado e do atendimento prestado se sobressaem sempre como um diferencial, capaz de cativar e até fidelizar clientes, propagando uma imagem positiva da loja, porém quando comparada com a oferecida nas lojas de assistencia autorizada mostram grande inferioridade sobre a decisão de escolha do cliente. A cobertura de orçamentos é outra questão relevante, sendo um dos fatores principais analisados pelos clientes entre a concorrência.

Poder de negociação do cliente

A alta concorrência infere fortemente sobre o poder de negociação que o cliente possui, sendo a partir dele que será avaliado todas as questões já levantadas. Apesar de ser feita esta detalhada e avaliativa comparação entre os lojistas informais, os clientes tem como outro ponto de grande peso nos serviços prestados em assistência técnica, as autorizadas. Muitas vezes as autorizadas são inflexíveis quanto aos preços por ser um serviço quase padronizado, podendo perder um percentual razoável no valor final que pagariam pelo serviço, mas que o cliente se sente recompensado quando veem retorno em qualidade das peças e do serviço, garantia, segurança e bom atendimento.

Ameaça de produtos substitutivo

É bastante alta e rápida a velocidade a que os produtos e acessórios tecnológicos se renovam. O que acabou de ser lançado já não é mais considerado tecnologia de ponta por já ter outro superior aquele sendo projetado e sendo lançado em breve. Isso faz com os lojistas necessitem acompanhar essa evolução constantemente e possuir todos os produtos diariamente a disposição dos clientes. Oferece também um custo alto do serviço, devido a essa necessidade de adaptar-se às novas tecnologias e possuir conhecimento sobre todas elas. Aumento da precariedade das peças, algumas sendo de segunda linha com baixa ou baixíssima qualidade ou até mesmo feito o reuso de peças a partir da compra de produtos danificados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com