TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Características do Orçamento Empresarial

Por:   •  5/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 3

1. Explique qual a relação entre o Planejamento Estratégico da empresa e o Orçamento.

2. Cite e comente dois propósitos e duas características do Orçamento Empresarial.

3. O Vídeo sobre premissa orçamentária traz uma discussão entre três personagens sobre premissas orçamentárias de uma indústria. A partir do vídeo e com pesquisa em material complementar, responda: O que são premissas orçamentárias? Cite como exemplo quatro premissas usuais e classifique cada uma delas, indicando se está associada ao ambiente interno ou externo a organização. Você deverá também responder se concorda com o método adotado pelos dois administradores da indústria (vídeo do estudo de caso) no processo de elaboração das premissas orçamentárias. 

4. Cite e comente duas fases na elaboração do Orçamento Empresarial.

5. Após as fases operacionais de elaboração do Orçamento Empresarial, qual o produto final gerado pelo Orçamento?

  1. O Planejamento Estratégico deve ser feito antes do Orçamento, já que é ele que determina as diretrizes que a empresa deverá tomar em curto, médio e longo prazo. É a partir do planejamento que podemos analisar as projeções, os cenários mercadológicos, os estudos de viabilidade e a direção que a empresa irá tomar. Tendo isso definido, podemos elaborar o Orçamento com base nestas questões ou metas, transformando-as em números.
  2. Transformar a missão, a visão, a meta e afins em números que tragam lucratividade pra empresa. Visualizar o futuro da empresa, já que é feito baseado em todo estudo de mercado e suas possíveis oscilações. Tem como características desenhar os rumos e objetivos a serem atingidos pela empresa em seu horizonte de curto prazo e de longo prazo.
  3. Premissa Orçamentária nada mais é do que o fator inicial de todo o raciocínio que segue o estudo. Ao iniciar o Planejamento Estratégico e o Orçamento, a empresa deve definir as premissas, que irão nortear o processo e serão a orientação para dar início à orçamentação e também definir limites mínimos e máximos que os gestores podem trabalhar dentro do Planejamento e Orçamento.
    - Número de Colaboradores: premissa interna (gerenciável)
    - Meta de Vendas: premissa interna (gerenciável)
    - Inflação Anual: premissa externa (não gerenciável)
    - Dissídio Coletivo (sindicatos): premissa externa (não gerenciável)
    Concordo que a forma de reduzir o problema e manter a empresa sempre atualizada e fora de riscos é revisar as premissas periodicamente, durante um período ou prazo determinado. Porém, não acredito que seja um fator para ser revisado através de revistas e conversas com profissionais do mercado, e sim através de dados concretos e estudo de mercado.  
  4. Considerações Iniciais: o orçamento das vendas é a determinação da atividade futura da empresa, já que os demais orçamentos são desenvolvidos através deste, que determina a quanto será vendido e a que preço. Mesmo que hajam fatores internos e externos e que o preço está na relação de utilidade, o orçamento continua definindo os objetivos e resultados almejados.
    Plano de Faturamento (Vendas): É importante para observar os aspectos que caracterizam as previsões de vendas tais como a identificação dos produtos a ser ofertados, determinação de quantidades, de preço, impostos que incidem sobre as vendas, condições de vendas e etc. Este planejamento de vendas norteia o plano de produção, investimentos, estimação, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (25.4 Kb)   docx (174 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com