TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Ciências Contábeis

Por:   •  6/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.139 Palavras (5 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 1]

Atividade de Avaliação a Distância 1

Disciplina: Análise das Demonstrações Contábeis: Demonstração dos Fluxos de Caixa e Demonstração do Valor Adicionado

Curso: Ciências Contábeis

Professor: Bernardino José da Silva

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Leia o boletim Informativo n.º 203/2016, disponibilizado na Midiateca, que versa sobre a revogação da Resolução CFC n.º 750/1993. Dê uma olhadinha na Resolução CFC n.º 1.374/2011, também disponibilizada na Midiateca e faça uma correlação entre os princípios da Continuidade Oportunidade e da Competência, estabelecidos na citada Norma e aquelas definições inseridas na Resolução CFC n.º 1.374/2011, ou seja, quais as características de qualidade das informações contábeis.

R.: Com base no boletim informativo nº 203, na qual fala sobre a substituição da Resolução n.º 750/1993, foi possível aprender que os princípios da contabilidade passaram a ser comportados dentro das normas NBC TG Estrutura Conceitual (Resolução nº 1.374/2011) e NBC TSP EC.

Essa nova alteração impacta nos princípios da contabilidade na qual são elas:

  • Princípio da continuidade: presume que a empresa irá continuar a operação no futuro, por isso a contabilidade é delineada durante todo o período na qual a empresa exista, e não apenas durante um período delimitado.
  • Princípio da oportunidade: explica a mensuração dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras, ou seja, as informações da contabilidade da empresa devem ser feitas de imediata ao período em que ocorreu na extensão e nos valores corretos, independentemente do fato que a originou. Ou seja, a escrituração de um movimento deve ser na data que ocorreram efetivamente.
  • Princípio da competência: explica que os lançamentos das operações sejam admitidos nos períodos em que ocorreram, não importando o recebimento ou pagamento. Por exemplo ao se vender uma mercadoria, o responsável deverá reconhecer a receita na data de venda, e não na data de recebimento do valor.

Já em relação aos aprendizados após a leitura da resolução nº 1374-2011 na qual fala também sobre as características qualitativas da informação contábil-financeira, que é para ser útil, devendo ser relevante e fidedigna em relação ao que representa. Por isso existem as características qualitativas fundamentais, que são:

  • Relevância: diz que aa informações contábil relevante são as que auxiliam na tomada de decisões. Essas informações contábil-financeira são capazes de fazer diferença caso possua valor preditivo (se puder ser utilizada como dado de entrada em processos utilizados para predizer futuros resultados) e/ou valor confirmatório. O valor preditivo e o valor confirmatório da informação contábil-financeira estão relacionados. A informação que tem valor preditivo muitas vezes também tem valor confirmatório. Os resultados de comparações ente os valores preditivos podem auxiliar os usuários a corrigirem e a melhorarem os processos que foram utilizados para fazer novas predições
  • Representação fidedigna: As informações presentes em relatórios contábil-financeiro, para serem útil, deve apresentar informações relevantes, mas também que possuíam fidedignidade. Para a informação ser fidedigna ela deve ter três atributos: completa, neutra e livre de erros.

O retrato da qualidade econômica completo deve incluir toda a informação necessária para que o usuário compreenda o fenômeno sendo retratado, incluindo todas as descrições e explicações necessárias.

O retrato neutro não deve ser distorcido com contornos que possa receber dando a ele maior ou menor peso ou qualquer outro tipo de manipulação que aumente a probabilidade de a informação contábil-financeira ser recebida pelos seus usuários de modo favorável ou desfavorável.

Representação fidedigna não significa exatidão em todos os aspectos, mas para ser fidedigna deve ser descrito com clareza que foi algo sendo uma estimativa, por exemplo.

Representação fidedigna, por si só, não resulta necessariamente em informação útil. Se não existir outra alternativa para retratar a realidade econômica que seja mais fidedigna, a estimativa nesse caso deve ser considerada a melhor informação disponível.

As características qualitativas que melhoram a utilidade da informação que é relevante e que é representada com fidedignidade são as seguintes:

  • Comparabilidade: a decisão de escolha entre alternativas será útil para saber qual a mais benéfica para o usuário. A comparabilidade permite que se identifique e compreenda-se similaridades dos itens e diferença entre eles.

A informação sobre a situação patrimonial da entidade, o desempenho, os fluxos de caixa, a conformidade com os orçamentos aprovados ou com outra legislação relevante, ou com os demais regulamentos relacionados à captação e à utilização dos recursos, o desempenho da prestação de serviços e os seus planos futuros, é necessária para fins de prestação de contas e responsabilização e tomada de decisão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (110.8 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com