TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Cont Gerencial

Exames: Atps Cont Gerencial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  3.509 Palavras (15 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (ATPS)

Contabilidade Gerencial

MANAUS – AM

2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (ATPS)

Contabilidade Gerencial

.

MANAUS – AM

2013

Índice

Introdução 4

Objetivo principal da Contabilidade Gerencial 5

Os três Macros conjuntos de Informações 5

Objetivos dos Sistemas Contábeis em termos gerenciais 6

Onde termina a Contabilidade Financeira e começa a Contabilidade Gerencial? 6

Dez funções do Contador Gerencial. 6

Características que o Contador Gerencial deve apresentar 7

Custos 7

Custos Diretos 8

Custos Indiretos 8

Custos Fixos 9

Custos Variáveis 10

Perdas 10

Investimento 10

Bases de Rateio 11

Métodos de Custeio 12

A importância dos processos para as Atividades Empresariais 13

Principais Componentes do Orçamento de uma Empresa Industrial 15

Conclusão 16

Bibliografia 17

Introdução

Este trabalho de Contabilidade Gerencial estuda a função da contabilidade na área de controle, gerenciamento e tomada de decisões através de seus relatórios, os quais nos mostram a empresa ou indústria na sua forma mais real. O estudo da Contabilidade Gerencial, auxilia e da base solida na tomada de decisão, pois nesse mundo globalizado no qual vivemos qualquer erro que cometamos numa tomada de decisão pode significar a perda de muito dinheiro, ou até mesmo a falência imediata da empresa, e para que isso não ocorra é que a contabilidade gerencial surgiu, para que esse risco seja praticamente zero, uma vez que ninguém quer nem pensar em uma eventual falência, também devemos lembrar que a Contabilidade Gerencial pode propiciar mudanças já que seus relatórios são capazes de mostrar com tamanha precisão a situação real da empresa, ate mesmo para fazer previsões futuras para um eventual investimento, como uma Filial ou uma ampliação da Industria, e até mesmo na possibilidade de uma compra maior para um eventual estoque, e até mesmo num investimento. Nesse trabalho farei uma breve explanação sobre o Conceito de Contabilidade, Função do Contador, Contabilidade Gerencial e para que ela é mantida, Objetivos da Contabilidade Gerencial, Evolução e Mudança da Contabilidade Gerencial, Função de Criação de valor e Sistemas de informação assim como uma breve Conclusão.

Objetivo principal da Contabilidade Gerencial

Seu objetivo primeiro é produzir informações qualificadas, fazendo uma seleção dentro do mar de números, a fim auxiliar no processo de tomada de decisões. O enfoque da Contabilidade Gerencial deve estar no futuro, é pensando nele que as informações devem ser analisadas e filtradas Crepaldi (1998, p.18) entende já numa outra linha de pensamento, que: Contabilidade Gerencial é o ramo da contabilidade que tem por objetivo fornecer instrumentos aos administradores de empresas que os auxiliem em suas funções gerenciais. É voltada para a melhor utilização dos recursos econômicos da empresa, através de um adequado controle dos insumos efetuado por um sistema de informação gerencial.

Os três Macros conjuntos de Informações

Segundo a tipologia estabelecida por Padoveze (2000, p.34), existem três macro conjuntos de informações; o primeiro conjunto para satisfazer a alta administração da empresa, essas informações são caracterizadas por se apresentarem de forma sintética em grandes agregados a fim de possibilitar ao administrador uma visão conjuntural da empresa, tratam-se de informações sobre o todo empresarial e daí denominadas gerenciamento contábil global. Um segundo conjunto de informações, objetiva suprir a demanda da média administração, neste grupamento as informações são pouco mais detalhadas que a anterior, mas ainda contém elevado grau de sintetização, tais informações objetivam o estabelecimento de contabilidade por responsabilidade ou contabilidade divisional em que as informações contábeis qualificam e quantificam a performance de unidades, divisões, departamentos denominado de gerenciamento contábil setorial. Por último temos o gerenciamento contábil específico, o qual fornece informações detalhadas relativas às atividades operacionais, neste conjunto de informações inexiste a visão de conjunto sendo as informações diretamente associadas a uma unidade e ou setor específico.

Objetivos dos Sistemas Contábeis em termos gerenciais

Segundo Atkinson et al. (2000, p. 45), os objetivos dos sistemas contábeis em termos gerenciais seriam:

Controle Operacional – Fornece Informação (feedback) sobre a eficiência e a qualidade das tarefas executadas.

Custeio do produto e do cliente – Mensura os custos dos recursos para se produzir, vender e entregar um produto ou serviço aos clientes.

Controle

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com