TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Ciências Contábeis

Por:   •  24/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal do Espírito Santo

Disciplina: Filosofia e Ética

Prof. Jorge Luiz

Discente: Lucas Oliveira Marin e Lucas Farias Pimentel

Curso: Ciências Contábeis

Data: 16/10/2020

Trabalho sobre Heráclito

(Relação entre a Pandemia e a Filosofia de Heráclito)

Em 2020, o mundo sofreu com o mal terrível causado por um vírus: A Pandemia COVID-19. Tal conjuntura levanta diversas questões sobre um “Novo Normal” ou uma nova vida futura, já que as sociedades foram prejudicadas economicamente, psicologicamente e principalmente no âmbito da saúde. Torna-se relevante analisar as ideias do histórico e renomado filósofo, Heráclito, para possivelmente encontrar um caminho para essa problemática.

Heráclito de Éfeso (540 a.C.- 470 a.C.), um dos principais filósofos da antiguidade pré-socrática, defendia a ideia de que o Fogo foi o elemento primordial na criação do Universo, o qual possuía a capacidade de se movimentar/agitar. A partir disso, o pensador baseou seus conceitos no ideal de constante mudança, na qual tudo e todos viveriam em um fluxo constante, sendo, para ele, a principal característica da natureza.

Na esteira desse pensamento, podemos relacionar os conceitos do renomado filósofo com o cenário hodierno. As populações estavam acostumadas com um estilo de vida nos últimos anos, porém deve-se ressaltar que, com o passar do tempo, tudo mudou e as rotinas foram alteradas, como já alertava Heráclito. No contexto pós-pandemia, tal fato não é diferente, logo, teremos que adotar um novo modelo de convivência, no qual iremos nos readaptar com as relações sociais, aplicando assim, os ideais mencionados.

A partir disso, o mundo deve se reinventar para o “Novo Normal”, alterando a forma de agir, principalmente no âmbito social e psicológico, pois espera-se que as pessoas fiquem mais empáticas e solidárias após esse mal, mudando a estrutura cultural da humanidade pra melhor.







Bibliografia: (Inserir a bibliografia que foi utilizada para a elaboração do trabalho, incluindo livros, artigos, links, etc.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (303 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com