TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Empresas com certificação ISO 14001

Por:   •  17/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  1.397 Visualizações

Página 1 de 3

Empresas com certificação ISO 14001

FIAT

A Fiat Automóveis foi a primeira fábrica de automóveis leves e de passeio do país a conquistar a ISO 14001. Esta certificação é reconhecida internacionalmente e atesta a eficácia do Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Desde 1994, ano em que foi implantado o SGA,  registrou-se queda contínua dos indicadores de geração de resíduos, consumo de água e de energia, por veículo produzido:

Consumo de energia elétrica

De 1994 a 2013 – redução de 55% (kWh/veículo)

Consumo de água

De 1994 a 2013 – redução de 68% (m³/veículo)

Geração de resíduos

De 1994 a 2013 – redução de 51% (Kg/veículo)

  • Nos últimos cinco anos, os investimentos diretos em gestão ambiental ultrapassaram R$ 40 milhões. Recursos que sinalizam a aposta da Fiat em tecnologias mais eficientes e eficazes para prevenir e reduzir os impactos ambientais. Um exemplo é o Complexo de Tratamento de Efluentes Líquidos, construído em 1998 e modernizado em 2010, que permite o reúso de 99% da água.
  • Ilha Ecológica também faz parte do Complexo Ecológico da Fiat. Construído em 1994, o local recebe todos os resíduos gerados na fábrica para identificação, triagem e gestão, com foco na destinação e tratamento adequados. Atualmente, 95% dos resíduos são reciclados e 5%, reaproveitados – números que colocam a Fiat em posição de destaque no setor automotivo nacional.
  • Grande parte dos projetos de melhoria ambiental dos processos produtivos é resultado da metodologia World Class Manufacturing (WCM), adotada por todas as empresas do Grupo Fiat no mundo para melhorar a eficiência da produção e eliminar perdas e desperdícios. O WCM possui 10 pilares técnicos e o meio ambiente é um deles. Para a gestão sustentável do processo produtivo, os próprios empregados são estimulados a liderar mudanças para assegurar a correta gestão ambiental e consolidar a cultura da prevenção ambiental.

SOGIL

Com iniciativas em prol do meio ambiente, a SOGIL, empresa concessionária do transporte coletivo de Gravataí, conquistou a cerificação ambiental pela Norma ISO 14001. A empresa teve seus processos auditados em novembro de 2014 pelo Bureau Veritas Certification, que comprovou as ações e resultados do Sistema de Gestão Ambiental implantados na Garagem 96.

 

Nos últimos quatro anos, a SOGIL criou projetos e investiu em muitas ações de melhoria na sua estrutura e na conscientização de seus colaboradores quanto à responsabilidade ambiental. Dentre as principais ações, a Estação de Tratamento e Reuso da Água, que reaproveita a água da lavagem de veículos, reduzindo o consumo deste importante recurso natural; a Cabine de Chapeação e Pintura de veículos, que protege o ar da contaminação de resíduos de tinta utilizada no processo; a Central de Resíduos, que envolve armazenamento e destino adequado de cada tipo de resíduo gerado pela SOGIL.

 

Como apoio a todo processo de Gestão Ambiental, a SOGIL criou o Comitê do Meio Ambiente, integrado por representantes de todas as áreas da empresa, grupo que tem o objetivo de discutir e elaborar estratégias para atender aos requisitos estabelecidos pela Norma ISO 14001. Ligado ao Comitê está a equipe de Orientadores Ambientais, pessoas das diversas áreas da SOGIL que atuam na conscientização direta dos colaboradores da empresa, por meio de orientações e campanhas ambientais.

POLÍTICA  AMBIENTAL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (76.3 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com