TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Equipes de Melhoria da Qualidade

Por:   •  17/1/2024  •  Trabalho acadêmico  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  28 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]               ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC MATO GROSSO DO SUL

                                                                               EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ESTUDANTE: VINICIUS COSTA BARROS

COMPONENTE: GESTÃO DA QUALIDADE

PROFESSOR: LILIANE DUARTE CENTENA

ATIVIDADE Nº: 07

POLO: TRÊS LAGOAS - MS

LOCAL E DATA: TRÊS LAGOAS 27/02/2023            

Atividade avaliativa 07 – Equipes de Melhoria da Qualidade – EMQ’s

FOCO NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Segundo Campos (1992), quando os problemas das empresas são solucionados, passa por melhoria nos resultados, haja vista um problema é sempre um resultado indesejado.

Deve ser feito de forma metódica e com a participação e envolvimento de todos do processo. O método de análise de solução de problemas se baseia na obtenção de dados que justifiquem ou comprovem fatos previamente levantados e que comprovadamente causem problemas.

Sendo o método de focar na análise e na solução de problemas, parte do próprio método de” controle”, todos na empresa, do presidente ao operador, sejam excelentes solucionadores de problemas, este é o princípio do “gerenciamento participativo”.

Campos (1992) segue afirmando que no Brasil é muito comum as empresas dar mais importância para as 7 ferramentas da qualidade e pouca para os métodos de como solucionar problemas. Como consequência os colaboradores ficam bons conhecedores das ferramentas, porém desconhecidos do método de análise e foco na solução de problemas. O autor cita que é preciso prática na aplicação dos métodos e claro, conhecimento em executá-los. A figura 1 a seguir ilustra melhor a utilização do foco na solução de problemas

[pic 2]

A implementação do processo de solução de problemas é e foi sistemático para solucionar problemas para utilização de uma empresa do setor automotivo, sendo utilizado por algumas plantas pelo mundo e tem como objetivo determinar o funcionamento do sistema de resolução de problemas, a fim de padronizar a resolução de problemas, ao mesmo tempo criando um histórico do problema, facilitando na resolução.

Para tanto, constam passos:

1. Descrição do Problema.

2. Ação de Contenção.

3. Causa do Problema.

4. Implementação do Plano de Ação.

 5. Verificação da eficácia do Plano de Ação.

Seguindo estas diretrizes do foco em solução de problemas e com o auxílio de uma ferramenta chamada 7 Diamantes é iniciado o processo para a solução do problema.

Ferramenta dos 7 Diamantes:

1º Diamante: Avalia se o processo está correto. Esta fase avalia se o processo está sendo executado de acordo com o procedimento, se os operadores estão aptos para a operação.

2º Diamante: Avalia se as ferramentas estão apropriadas. Esta fase avalia se as ferramentas utilizadas estão em condições de trabalho e se está calibrada conforme plano de preventivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (214.4 Kb)   docx (152.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com