TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual A Importância Da Relação Comunidade/escola Para A Melhoria Da Qualidade Da Educação

Pesquisas Acadêmicas: Qual A Importância Da Relação Comunidade/escola Para A Melhoria Da Qualidade Da Educação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2013  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  957 Visualizações

Página 1 de 2

Qual a importância da relação comunidade/escola para a melhoria da qualidade da educação? Comente.

O projeto surgiu da vontade de criar uma experiência denominada bairro-escola, para que não haja mais separação entre escola e comunidade, ou seja o bairro assume a escola e a escola assume o bairro, basicamente seria a criança no período em que não estiver na escola, ficará em seu bairro fazendo parte de um grupo que por exemplo para aprender culinária, ou um grupo para aprender internet, etc.

Outro fator importante, são as parcerias com “empresas” preferencialmente do próprio bairro, exemplo um cinema onde o grupo poderia assistir um filme como Cazuza, e discutir o tema drogas, porém com a parceria a sessão teria um valor subsidiado e custaria um real.

O jornalista Dimenstein adquiriu algumas experiências no período em que morou em Nova York (1997) ele observou que começou a desenvolver melhor e com qualidade de vida para os moradores com esta experiência bairro/escola.

A mágica foi unir a família, a escola e a comunidade, como se fossem um único ente educativo. As pessoas tem um pensamento equivocado de que lugar de estudar é na escola, quando o correto é estudar em todo lugar e toda hora.

Este projeto, hoje uma realidade, na Vila Madalena/SP, não é usada a expressão grade curricular e sim trilha educativa, pois pode-se aprender noções de física em uma oficina mecânica ou em uma aula de culinária, aprender português em uma rádio, qual rádio? a rádio do bairro, pois o propósito é cidades transformadas em comunidades educativas, ampliando possibilidades de aprendizagem e melhorando a qualidade de vida urbana.

Gilberto cita ainda que, aprendiz em latim significa agarrar com as mãos.

Além das parcerias com UNICEF e UNESCO, para que o projeto siga em frente, é fundamental pais interessados, professores motivados e diretores como lideres da comunidade, é preciso também criar uma carreira nova, a de pedagogo comunitário, onde a escola seria a fonte de aprendizado.

Outro destaque para ele é a importância de Rubens Alves para a educação brasileira, e para ambos o aprendizado é um processo permanente de interação com o mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com