TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Equipes de Melhoria da Qualidade

Por:   •  9/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  29 Visualizações

Página 1 de 3

Semana 7- Atividade avaliativa 7

Tema: Equipes de Melhoria da Qualidade – EMQ’s  

Palavras- chave: Foco na solução de problemas; Melhoria contínua

1. Introdução

Com base nos estudos da semana 7, irei discorrer do assunto referente ao tema abordado.

A partir da implantação de grupos de melhoria nas organizações, observa-se o grau de evolução em todas as etapas processuais.

Com ferramentas utilizadas a partir da capacidade humana, é muito importante que se avalie o desempenho do sistema da gestão da qualidade regularmente, para garantir que tudo esteja funcionando conforme o planejado.

É necessário que as equipes EMQ’s  inicie com os processos mais importantes e vá expandido o sistema gradualmente.

Escolher ferramentas adequadas que auxiliam as necessidades específicas trará facilidade nas análises de possíveis anomalias no processo.

Dentre os fundamentos no qual foram ponderados, abordaremos o conceito e a aplicação prática de um deles em uma organização que será caracterizada posteriormente.

2. Contextualização

Uma organização do seguimento aviário, conta com setores que entregam a produção diária com um manejo extremamente braçal, utilizando o mínimo de maquinário.

Em reuniões quinzenais com os membros da CIPA, foram apresentados os números de incidentes e acidentes registrados no mês de agosto/23.

Observação do problema: Segue relatos:

  • Colaborador 1 ao depositar ração na caixa, relatou que o peso da caçamba fez com que ele esforçasse seu braço em apoio, para que a ração não caísse no chão.
  • Colaborador 2 ao fazer o manejo e ácido para o trato da água, mesmo utilizando todos os epi’s, teve uma irritação em seu antebraço, pois o ácido escorreu pela borda da caixa d’água.
  • Colaborador 3 foi encaminhado aos primeiros socorros, queixando-se de dor nos braços pelo fato de ficar com os membros de posição inadequada para que consiga alcançar os ovos na esteira.

A gestão então, propôs um encontro agrupado, CIPA e EMQ’s.

 

Folha de verificação; A partir de investigações, acompanhando o processo e

 aplicando checklists nas atividades, os líderes puderam notar que todos os registros têm semelhança em um quesito, a altura.

 Os dados foram repassados para a EMQ’s, para que pudessem analisar as não conformidades do processo e desenvolverem uma solução, para sanar rapidamente o problema, já que foi imposto como extrema urgência pois, envolve saúde física de colaboradores.

Brainstorming; nessa reunião o técnico de segurança fez um levantamento de dados referente ao número de registros na ata de incidentes.

E, a partir de debates, membros da EMQ’s iniciaram as sugestões para extinguir as ocorrências.

Como todas os incidentes coincidiram em ser com manejos elevados, a equipe de melhoria trouxe uma solução.

Lavaram um projeto para o líder da manutenção para ver se havia orçamento e possibilidade de desenvolverem uma escada auxiliar, um tipo de plataforma removível, que possa ser usada quando houver necessidade e que não atrapalhe ocupando espaço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (62.9 Kb)   docx (471.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com