TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Em Equipe Como Fator De Qualidade

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho Em Equipe Como Fator De Qualidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  1.304 Palavras (6 Páginas)  •  1.977 Visualizações

Página 1 de 6

Serra Talhada /2013

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

CURSO AUXILIAR ADMINISTRATIVO

Instrutora / Amanda Sousa

Equipe:

Alexsandro Tavares

Elisangela Lopes

Erica Pricila

Jeslayne Lilian

Hélder Carvalho

Trabalho em Equipe

Como Fator de Qualidade

“Unir-se, é um bom começo, manter a união é um progresso,

e trabalhar em conjunto, é a vitória.”

Henry Ford

Serra Talhada (PE) 01 de Julho de 2013

Índice:

1. Introdução

Trabalho em Equipe como Fator de Qualidade 1

2. O Profissional do Futuro 2

3. A equipe Prestadora de Serviços 2

4. Entendendo o Trabalho em Equipe 3

5. Os Dez Mandamentos do Trabalho em Equipe 3

6. A Valorização do Profissional 4

7. Entrevista 5

8. Referências 5

1. Introdução

Trabalho em equipe como fator da qualidade

Muito se tem discutido sobre o processo de melhoria da qualidade. Uma das formas de trabalho que mais tem contribuído para o desenvolvimento deste processo é o trabalho em equipe.

Sabendo-se que as transformações sócias, desencadearam mudanças, onde o conceito de competência foi ampliado, pois hoje, ser competente não significa somente conhecimento técnico exigido pela profissão, mas sim, ter autonomia para solucionar problemas, participação ativa no ambiente de trabalho, tomando decisões e assumindo responsabilidade com base no trabalho em equipe.

O Trabalho em equipe, conforme Peter [1] à medida que as organizações se envolvem mais com o movimento da qualidade, descobrem as vantagens de ter pessoas de todos os níveis trabalhando juntas em equipes. Esse mesmo autor considera que uma única pessoa usando práticas de melhoria da qualidade pode fazer uma grande diferença em uma organização. Mas raramente uma única pessoa possui conhecimento ou experiência suficiente para compreender tudo o que está envolvido em um processo.

2. O Profissional do Futuro

Competências profissionais diversificadas favorecem o ingresso no mercado de trabalho. Com os olhos voltados para o futuro, o profissional deve se predispor a aprender sempre coisas novas e jamais achar que sabe o suficiente.

A magnitude e a velocidade das mudanças em todo o mundo têm trazido um impacto dramático sobre as pessoas e seus locais de trabalho nos últimos tempos. O ritmo das mudanças é muito rápido. E o futuro nos acena com uma aceleração ainda maior em termos de inovação, tecnologia e globalização.

Todos os trabalhadores, independentemente de trabalharem nas linhas de produção ou nos escritórios, precisam se ver como um empresário, um vendedor especializado de serviços com uma marca especial, que seja conhecida por todos – VOCÊ. Então, se você não conseguir se vender, não conseguirá atingir o sucesso.

Desde já está claro que o profissional hoje não tem como fugir das novas tecnologias, ele vai precisar quebrar tabus, e a prender a lidar com computadores, internet e todas as novidades do mundo moderno que estejam relacionadas à sua profissão. Pois num mundo organizados em redes de conhecimentos como o nosso, aqueles que não assimilarem novos valores de qualidade, produtividade e competitividade, aqueles que não respeitarem as diferenças no grupo e não as considerar enriquecedora, estará na contra mão da história.

3. A Equipe Prestadora de Serviços

Na prestação de serviço, não há lugar para o Individualismo, todo o serviço é entendido como resultado de um esforço conjunto e por tanto glorias e fracassos do serviço prestado são de responsabilidade de todos os membros da equipe.

É cada vez maior a exigência do mercado de trabalho por profissionais com disposição para trabalhar em equipe, capacitado para desenvolver trabalhos em grupo com profissionais de diferentes perfis e formações.

Algumas empresas vêm rompendo o isolamento de setores e departamentos, na tentativa de promover a troca de experiências entre os profissionais promovendo uma interação na equipe de trabalho.

O sentido de equipe nasce da interação individuo e organização evidenciada pela adesão espontânea do profissional aos compromissos e metas da empresa, só existe equipe quando todos os indivíduos conhecem seus próprios objetivos e metas da empresa.

4. Entendendo o Trabalho em Equipe

O mundo esta cada vez mais competitivo e o mercado de trabalho também sem deixar brechas para aquelas pessoas que não tem o espirito de grupo.

Pessoas que não se socializam, é muito comum ouvirmos que no dialogo reside o segredo do trabalho em equipe, do dialogo emergem ideias e emoções, através dele as pessoas se aproximam e se conseguem chegar a soluções e entendimentos.

O resultado do trabalho em equipe depende da capacidade de negociação e de argumentação das pessoas envolvidas, o que implica saber ouvir e ceder diante das razões fundamentadas.

Pois se não tiver essas duas coisas pode ocorrer um atrito em ambas as partes, em bora as metas do grupo sejam comuns, as ideias nem sempre são convergentes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com