TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Escolas de Pensamento Administrativo

Por:   •  10/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 3

Administração Científica (Taylorismo): com destaque nos afazeres, buscava a racionalização do trabalho no nível operacional, ou seja, o foco era no funcionário. Apesar de apresentar como benefícios a produtividade e a eficiência, não levava em consideração as necessidades sociais dos funcionários.

A divisão da função e trabalho dos empregados foram muito evidenciadas, os muitos passos da produção existem equipes que exercem em utilidades especificas, representando então a divisão e a especialização do trabalho, os quais esses elementos excluem processos desnecessários e poupa energia e tempo, consequentemente aumentando a produtividade. A exemplo, na empresa pesquisada, pode ser mencionado o fato de operadores que operam unicamente com o envaso, outros somente com rotulagem e outros com o empacotamento.

Teoria Clássica (Fayol): também apresentava ênfase na estrutura. No entanto, o foco estava no gerente (visão de cima para baixo). Defendia o planejamento como uma das funções principais do administrador, o qual teve a profissionalização de seu papel como gerente.

A empresa foi escolhida pelo motivo de ser lider nos seus segmentos de atuação e por atenderem uma massa relevante de clientes em suas bases operacionais de Call Center.

Para coleta dos dados, utilizou-se de reuniões com os gerentes e supervisores em oportunidades diversas, ambicionando haver um máximo desprendimento na hora dos resultados, neste modelo participaram dois gerentes e 5 supervisores e na sequencia os resultados foram tabulados para analogia e conclusão final.

Teoria das Relações Humanas: como o próprio nome já indica, sua ênfase estava nas pessoas. Iniciada a partir da experiência de Hawthorne (análise das relações da produtividade com a iluminação da fábrica de equipamentos eletrônicos de Hawthorne), defendia um enfoque na organização informal, na comunicação, liderança, motivação e dinâmicas de grupo.

Google tornou-se um episódio nos negócios, graças ao seu modelo de pesquisa na web. Para atrair profissionais do mais alto grau descobriu que não satisfazia oferecer altos salários. Proporciona chances únicas para as pessoas expandir seus talentos e serem criativas. Da liberdade dos funcionários. Além de todas as facilidades materiais para o bem estar de seus empregados, a Google conta com habilidades de gestões progressistas pra impulsionar a criatividade. Cada profissional tem 20% do tempo livre para investir a um projeto de sua opção. Provoca o trabalho em equipe, mas apenas grupos de no máximo cinco pessoas, que motiva o clima de iniciante, em que todos trabalham em pequenas equipes ou sozinhas.

Teoria Burocrática (Weber): com ênfase na estrutura, tem como objetivo a racionalidade organizacional e a organização formal (baseada em regras e normas). foca na organização inteira. Apresentava muita rigidez e lentidão, apesar de ter como vantagens a consistência e a eficiência.

Teoria Estruturalista: apresenta ênfase tanto na estrutura como no ambiente. Sendo assim, ela tem uma abordagem plural que observa a organização, tanto no seu aspecto formal quanto informal, e também o ambiente e como a organização interage e aprende com ele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (38.3 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com