TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ABORDAGENS DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO DAS ESCOLAS CIENTÍFICA CLÁSSICA RELAÇÕES HUMANAS NEOCLÁSSICA

Por:   •  17/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 4

Científica

A administração científica, tem como os principais pensadores Frederick Winslow Taylor, uma das principais ideias era garantir a máxima eficiência ao empregador e também a prosperidade ao empregado pensamentos que atualmente deixa a desejar pois na maioria dos casos a prosperidade do proprietário é de longe o mais importante em maioria das organizações . Taylor estabeleceu os quatro princípios básicos da administração científica, que são Planejamento, preparo, controle e execução. Contribuiu de forma significativa além dos seus métodos com um novo modo de cortar aço, de corte rápido (sistema Taylor White), graças ao qual as ferramentas de corte atuais podem durar três vezes mais do que as antigas.

Henry Ford tinha como ideia distinguido pela especialização do trabalho, tornando-o repetitivo, de forma contínua, e fundamentado nos princípios da eficiência, da produtividade, da intensificação e da economicidade (eficiência, produtividade, economicidade e intensificação). Contribuiu grandemente para a criação da linha de montagem para a fabricação de automóveis. Seus métodos baseados em produção em massa ainda são utilizados em algumas empresas porem em sua maioria readaptados a realidade de cada.

Frank Gilbreth e Lillian Gilbreth o casal Gilbreth aparece com relevante contribuição à administração científica desenvolveu os therbligs, operações padronizadas, por exemplo: erguer, transportar, pegar etc., e sua finalidade era racionalizar as atividades de produção visando agilidade sua contribuição se faz útil até hoje na rotina das empresas. A grande obra de Gantt foi o controle gráfico diário da produção, conhecido como gráfico de Gantt.

Clássica

A escola teoria clássica é tida por alguns estudiosos caracterizada como como gêne¬ro e a abordagem científica como espécie. Isto significa que, para esses autores, a abordagem científica é subitem da clássica. Temos alguns pensadores como referência ao que diz respeito e essa escola clássica o engenheiro Henry Faylor apesar de ser engenheiro veio a contribuir de forma diferente da sua formação, o estudos embasados em princípios e técnicas estabelecidas que poderiam ser úteis para apoiar os usuários em tarefas administrati¬vas em qualquer segmento empresarial para o mesmo as atividades empresariais podiam ser divididas em seis grupos, a saber: Operações técnicas, Operações comerciais, Operações financeiras, Operações de segurança, Operações de contabilidade, Operações administrativas. Com tudo isso Henry Faylor contribui grandemente com divisão das funções de planejar, organizar, dirigir e controlar. Com o passar do tempo suas contribuições continuam a serem aperfeiçoadas e adaptas com cada empresa.

Relações Humanas

Veio em um momento em que a administração em si necessitava ser maias humana, com grande cargas horarias de trabalho e com salários injustos em condições trabalhista a eram muito precárias, obviamente o número de pessoas que se acidentavam graças aos acidentes claro que não pode deixar de ser relatado a desmotivação da equipe.

Com o pensamento que os trabalhadores não eram maquinas que deveriam ser treinados e não conduzidos como se fosse verdadeiras maquinas. O experimento de Hawtorne, coordenado pelo professor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (36.4 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com