TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Funções principais da moeda

Por:   •  25/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  1.557 Visualizações

Página 1 de 4

1 – Cite e explique as três funções principais da moeda.

   Pode-se definir que a moeda possui três funções básicas, que seriam:

a) meio ou instrumento de troca: Num sistema econômico baseado na especialização e divisão do trabalho, é imprescindível que exista um instrumento que facilite as trocas de mercadorias.

b) unidade de medida (ou unidade de conta): A moeda serve para comparar e agregar o valor de mercadorias diferentes.

c) reserva de valor: A moeda representa um direito que seu possuidor tem sobre outras Mercadorias. Ela pode ser guardada para uso posterior, pelo que ela serve como reserva de valor ou forma de poupança.

2 – Em relação aos meios de pagamentos (M0, M1, M2, M3 e M4), quais incluem as quase-moedas? O que são as quase- moedas?

são utilizados os conceitos de M2, M3 e M4, que incluem ativos financeiros que rendem juros e são de alta liquidez (embora não imediata). Esses ativos que rendem juros são também chamados de haveres não monetários, ou quase-moeda. AS QUASE-MOEDAS SÃO M2. M3 E  M4.

3- Cite e explique as quatro funções principais do Banco Central do Brasil.

1 - Banco emissor: responsável pelas emissão da moeda.

2 - Banco dos bancos: recebe depósitos dos bancos comerciais e transfere fundos de um banco para outro. Além disso, pode fazer o redesconto bancário.

3 - Banco do governo: implementa política monetária mantém parte dos fundos do governo  e vende a público títulos governamentais.

4 - banco depositário das reservas internacionais: responsável pela defesa da moeda nacional, e da administração do câmbio e das reservas de divisas internacionais do país.

4- Cite e explique os instrumentos de política monetária do Banco Central do Brasil.

A)  controle das emissões de moedas: onde o Banco Central tem o monopólio das emissões e deve colocar em circulação o volume de notas e moedas metálicas necessárias ao bom desempenho da economia.

B) Reservas obrigatórias (ou depósitos compulsórios) dos bancos comerciais: o governo pode diminuir ou aumentar a taxa de compulsório. Reservas dos bancos comerciais:  Caixa (ou Encaixes), Depósitos (Reservas) Voluntários,  Depósitos (Reservas) Compulsórios ou obrigatórios.

C) Operações de Mercado Aberto (open market): Essas operações consistem em vendas ou compras, por parte do Banco Central, de títulos governamentais no mercado de capitais.

D) Política de Redescontos: O redesconto de liquidez, ou normal, visa socorrer os bancos comerciais quando este está com problemas de liquidez. O redesconto especial ou seletivo é aquele utilizado pelas autoridades monetárias para incentivar alguns setores específicos da economia;

E) Regulamentação e controle de crédito: política de juros, controle de prazos, regras para financiamento aos consumidores.

5 – Quais são as razões que levam as pessoas/empresas a demandarem moeda. Que variáveis afetam essa decisão?

a) Transação: Necessidade de dinheiro para transações do dia a dia (alimentação, transporte, aluguel entre outros). A demanda da moeda por transação aumenta quando a renda aumenta.

b) Precaução: pagamentos inesperados ou recebimentos atrasados fazem com que as pessoas retenham uma parcela de moeda. A demanda de moeda por precaução também aumenta conforme aumenta a renda

C- ESPECULAÇÃO (OU MOTIVO PORTFÓLIO): as pessoas buscam diversificar sua carteira de títulos (portfólio). Contudo, a quantidade de moeda que as pessoas desejam reter dependerá da rentabilidade da taxa de juros. Quanto maior a taxa de juros, maior a compra de títulos e menor a demanda de moeda para especulação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (79.3 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com