TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Investigações Sobre o Uso da Pá e Assentamento de Tijolos

Por:   •  22/3/2022  •  Exam  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade 2 – Aula dia 27/07

Engenharia de métodos

Lucas Alberto Silva dos Anjos

ATIVIDADE 2

Investigações sobre o uso da pá e assentamento de tijolos

        Frederick Taylor deu início em 1898 ao estudo de investigação do uso da pá e realizou a sua análise em uma indústria siderúrgica dedicada a construção naval nos Estados Unidos a fim de ganhar eficiência e rendimento no seu processo de produção. De acordo com Taylor, a carga máxima suportada pelo operador para cada pá, será a mesma independentemente do tipo da matéria prima(Taylor utilizou o carvão e o ferro na análise), ou seja, percebeu-se no experimento que, o peso ideal para  cada pá sem comprometer a saúde física do trabalhador não podia ultrapassar a 9,75 kg.

Diferente do peso da carga, o tipo e o tamanho da ferramenta, nesse caso a pá, já está ligado ao tipo de material que será movimentado. Considerando que a matéria prima de massa mais pesada com uma pá menor e a matéria prima de massa mais leve com uma pá maior, justamente para caber na ferramenta o peso compatível de 9,75 kg (definido nos cálculos experimentais).Unindo as informações descobertas com um trabalhador bem treinado se obtêm uma grande melhora nos processos produtivos.

        Em 1885 Frank e Lilian Gilbreth iniciaram o estudo de assentamento de tijolo, notaram que, cada pedreiro usava uma técnica de trabalho diferente e isso resultava numa grande diferença na produtividade da obra. O casal Gilbreth começou a fotografar o trabalho e a operação de cada pedreiro, a fim de analisar e padronizar o melhor método utilizado na execução das tarefas. Logo, com o estudo de movimentos, concluíram que a eliminação dos movimentos desnecessários em um mesmo período de tempo reduz a fadiga e aumenta a produtividade do colaborador no seu posto de trabalho .

Ambos os estudos eram aplicados de forma isolada e foram precursores para consolidação do assunto. Com o tempo percebeu-se que o estudo de tempos e o estudo de movimentos se complementavam e a partir de então passaram a serem usados conjuntamente e chamados de Engenharia de Métodos.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com