TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COBERTURA VEGETAL E USO DA TERRA NO ASSENTAMENTO PAIOL-BRASIL: SUBSÍDIOS PARA A CONSERVAÇÃO DO PANTANAL

Por:   •  2/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.183 Palavras (5 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONÓPOLIS

CURSO DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA

VICTOR DOS SANTOS LARA

COBERTURA VEGETAL E USO DA TERRA NO ASSENTAMENTO PAIOL-BRASIL: SUBSÍDIOS PARA A CONSERVAÇÃO DO PANTANAL

RONDONÓPOLIS

2021

VICTOR DOS SANTOS LARA

COBERTURA VEGETAL E USO DA TERRA NO ASSENTAMENTO PAIOL-BRASIL: SUBSÍDIOS PARA A CONSERVAÇÃO DO PANTANAL

Trabalho apresentado a disciplina de Biogeografia II, do Curso de Geografia da UFR.

Docente: Erika Nesta

RONDONÓPOLIS

2021

COBERTURA VEGETAL E USO DA TERRA NO ASSENTAMENTO PAIOL-BRASIL: SUBSÍDIOS PARA A CONSERVAÇÃO DO PANTANAL

Este artigo teve como objetivo analisar a dinâmica do uso e da cobertura vegetal do assentamento Paiol, em Cáceres, no Mato Grosso, no período de 1997 e 2013, com a visão de subsidiar ações que propiciem a conservação ambiental do pantanal. Foram utilizadas imagens de satélite Landsat 5 e Landsat 8 e foram empregadas técnicas de recorte, segmentação e classificação.

O assentamento Paiol está localizado em Cáceres, com uma área de 158,80 km². O assentamento foi criado em 1997, é habitado por 221 famílias. Sua área é constituída pelo pantanal e cerrado. Que contempla a unidade geomorfológica Depressão do Rio Paraguai. De acordo com a classificação Köppen, o clima local é quente e úmido possui verão chuvoso e inverso seco, sua temperatura média anual é 26,24ºC. O período de maior pluviosidade acontece entre dezembro e março, e o de estiagem entre junho e agosto.

Os dados sobre a cobertura vegetal e uso da terra, foram obtidas através de imagens do satélite Landsat sensor Tematic Mapper(TM) e Landsat 8, sensor Operational Lan Imager (OLI), os dois com uma resolução espacial de 30 metros, em relação a órbitas/pontos: 227-071 do ano de 1997, 2003 e 2013, que foram obtidas nos sítios do INPE e Serviço Geológico Americano. Destacando que foram utilizadas técnicas de recorte, segmentação e classificação nas imagens georreferenciadas.

Através do mapeamento, foram obtidas sete classes temáticas: Área de Tensão ecológica, Corpos D'Água, Floresta Aluvial, Pecuária com Presença de Vegetação Secundária, Savana Florestada com Presença de Savana Arborizada e Savana Gramíneo-Lenhosa.

As Áreas de Tensão Ecológica estão localizadas em áreas onde ocorre uma interpenetração de diferentes regiões fitoecológicas e foi observado um contato entre a Savana Arborizada sem Floresta de Galeria e a Floresta Aluvial. Mesmo não tendo uma área expressiva, em 1997, a classe Áreas de Tensão Ecológica possuíam  uma área maior em relação aos anos seguintes.

A segunda classe com menor expressão foi a de Corpos D’Água, e houve uma diminuição de 70% no período de 1997 e 2013. Foi concluído que essa diminuição é resultante da captação de água para irrigação em lavouras, principalmente no período de estiagem. É observado que essa classe tem grande importância para as atividades produtivas.

A Floresta Aluvial é encontrada principalmente ao entorno de drenagens e sofreu com 64,08% de diminuição, foi a segunda classe que mais diminuiu ao longo de 10 anos. É importante ressaltar que a Floresta Aluvial é muito importante na proteção das margens dos rios, lagos, cursos de água e nascentes, ajuda a combater o assoreamento.

A classe Pecuária, que é constituída por criação de animais (gado leiteiro, galinha e porco), obteve um crescimento de 84,14%. Podemos ressaltar que é a fonte de renda dos assentados. Entre os Assentamentos de Cáceres/MT foi verificado que a pecuária leiteira foi a principal atividade.

A Savana Arborizada sem floresta de galeria é uma formação natural sujeita ao fogo, é considerada Cerrado, e teve 43,98% de sua área substituída pela pecuária. O texto ressalta também que no Pantanal também possui similaridades com outros biomas, e isso atribui ao bioma a função de corredor biogeográfico, contribuindo para a biodiversidade.

Uma das classes que mais foram suprimidas foi a Savana Florestada com Presença de Savana Arborizada, e a explicação se dá pela fertilidade do solo, propiciado pelo grande índice de biomassa. Isso mostra que esse desmatamento ocorre em decorrência do crescimento da agricultura no pantanal.

A savana Gramíneo-Lenhosa é apontada como um tapete graminoso salpicado de plantas lenhosas anãs espinhosas. E teve sua área substituída pela pecuária em 99,12%.

A conclusão desse artigo justifica que a vegetação do Assentamento Paiol, em Cáceres/MT, obteve redução por causa das atividades agropecuárias e que isso demonstra que a alteração da paisagem possui total relação com economia regional, sendo nesse caso a agropecuária. É ressaltado também que parte dos assentados se preocupam com a regularização ambiental, que é exigida que seja realizado o Cadastro Ambiental Rural (Lei 12.651/2012), que tem a intenção de fomentar a conservação ambiental nas propriedades rurais, ajudando na preservação do bioma pantanal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (81.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com