TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA SUSTENTÁVEL: O USO DE TIJOLOS ECOLÓGICOS NA CONSTRUÇÃO

Por:   •  3/12/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.938 Palavras (8 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - FACEMA

CURSO DE BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO

KELLANE DE SOUSA OLIVEIRA

TECNOLOGIA SUSTENTÁVEL: O USO DE TIJOLOS ECOLÓGICOS NA CONSTRUÇÃO

CAXIAS - MA

2016

KELLANE DE SOUSA OLIVEIRA

TECNOLOGIA SUSTENTÁVEL: O USO DE TIJOLOS ECOLÓGICOS NA CONSTRUÇÃO

Projeto de Pesquisa apresentado a Disciplina de Metodologia Científica do curso Bacharelado em Arquitetura e urbanismo da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão – FACEMA para fins de aprovação na disciplina.

Orientadora: Profa. Dra. Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento

CAXIAS – MA

2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 04

1.1 TEMA...................................................................................................................04

1.2 PROBLEMA.........................................................................................................05

1.3 HIPOTESES.........................................................................................................06

1.4 OBJETIVOS.........................................................................................................06

1.5 JUSTIFICATIVA...................................................................................................07

2 REFERENCIAL TEÓRICO 08

2.1 O TELHADO VERDE NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE....................................08

2.2 QUALIDADES E IMPLICAÇÕES DE TELHADOS VERDES...............................09

2.3 POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONSTRUÇÕES ECOLÓGICAS NO BRASIL.......................................................................................10

3 METODOLOGIA 12

4 RESULTADOS 27

5 DISCUSSÃO 00

6 CONCLUSÃO 33

REFERÊNCIAS 35

1 INTRODUÇÃO

1.1 TEMA- TECNOLOGIA SUSTENTÁVEL: O USO DE TIJOLOS ECOLÓGICOS NA CONSTRUÇÃO

A construção civil gera uma grande quantidade de resíduos sólidos que acabam sendo descartados, na maioria das vezes, no meio ambiente, sem nenhum reaproveitamento, causando assim escassez de áreas para depósito dos resíduos, altos custos para gerenciá-los e problemas de ordem de saneamento público e contaminação ambiental, tais como, danos ao solo e ao lençol freático. É o caso de sacos de cimentos descartados nas obras. (REBOUÇAS; ARTHUR. et al.2011)

O mundo de hoje que habitamos é um mundo onde as pessoas não estão se preocupando com o espaço onde vivemos em relação a biodiversidade nela contida, tendo em vista a real necessidades de habitarmos um mundo melhor e ecologicamente correto, objetivamos essa pesquisa a uma pequena parcela de contribuição para um mundo sustentável. (SILVA; FABIO, 2015)

Segundo Marcelo Brito de Morais, Armando Macêdo Chaves e Kimberly Marie Jones3 no momento, procura-se com vigor, materiais e técnicas construtivas que minimizem os impactos ambientais ocasionados pela construção. É indiscutível o estudo de arquiteturas mais sustentáveis, pois os recursos do planeta são finitos, e crescimento da população e suas atividades têm gerado, há séculos, grande violência contra o meio ambiente.

E ainda segundo Marcelo Brito de Morais, Armando Macêdo Chaves e Kimberly existe construção que não gere impacto, a busca é por intervenções que o ocasionem em menor escala (PISANI, 2005). Há necessidade de se compreender o mercado e as possíveis barreiras ao uso de tijolos ecológico, tanto como considerar os custos e benefícios técnicos, ecológicos e econômicos para desenvolver campanhas de incentivar o uso de uma nova matéria e estar pronta para responder as perguntas dos possíveis consumidores com respostas baseados nos melhores conhecimentos científicos no momento atual.

O tijolo ecológico e fabricado por um processo bem diferente do tijolo de cerâmica, ao invés de ser levado ao forno para ser cozido e adquirir resistência tijolo ecológico é levado para uma preensão hidráulica estudo sobre o tijolo ecológico suas resistências suas vantagens para o meio ambiente, teste ao produzir um tijolo com umas dimensões maiores para gasto de menos unidade por metro quadrado com valor melhor. (SILVA; FABIO, 2015)

Os recursos naturais são finitos e o aumento demográfico tem gerado grandes conflitos contra a natureza. A utilização da tecnologia de tijolos ecológicos vem crescendo e trabalhando de forma benéfica para a natureza gerando o menor impacto possível, pois utiliza como principal matéria prima à terra crua e não passa pelo processo de queima, que consome grandes quantidades de madeira e combustíveis, como é o caso dos tijolos produzidos convencionais que lançam na atmosfera uma grande quantidade de CO2.(SOUZA; IVAN, SOUSA; GUILHERME, BUENO; OSWALDO, 2013)

A energia consumida para a fabricação do cimento que entra em pequena porcentagem no fabrico do tijolo ecológico deve ser considerada, porém a mesma é menor que a consumida pelos tijolos convencionais. No entanto, é notório que para obtermos tijolos de qualidade e com o menor consumo de cimento, é necessário utilizarmos solos que tenham características arenosas. (SOUZA; IVAN, SOUSA; GUILHERME, BUENO; OSWALDO, 2013)

O professor da Universidade de Brasília, Márcio Buson, com o intuito de verificar se é possível criar tijolos a partir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (102.9 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com