TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Letras Atividade

Por:   •  11/5/2022  •  Monografia  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 2

1. Selecione as principais ideias sobre os mandamentos da escrita científica e as transcreva com as suas próprias palavras:

R: A escrita deve ser simples, objetiva e clara, mas sem deixar de lado detalhes importantes. Pensar ao escrever um texto qual é o seu público alvo, qual será seu tipo de leitor e adaptar a escrita ao seu publico para que possa haver compreensão por todos, não ter medo de escrever com suas próprias palavras com seu próprio modo de escrever o importante é respeitar a necessidade do leito, fazer o uso de números para dar mais clareza a escrita, trazer mais informações e complementar o raciocínio, evitar generalidades e lugares comuns para não ficar algo repetitivo e cansativo, tomar cuidado com conclusões evitando opiniões extremas que posam gerar conflitos e conclusões que não possam ser provadas empiricamente, evitar usar informações além do necessário para justificar seu argumento.

2. Ao escrever um texto técnico, é necessário se preocupar com o leitor? Por quê?

R: Sim, pois o texto técnico tem como objetivo principal transmitir ao leitor informações verdadeiras que já foram comprovadas cientificamente ou que estão em processo de comprovação, o texto é pensado envolvendo a compreensão do leitor para isso é necessário adaptar seu nível de profundidade de um assunto e formalidade em sua escrita.

3. Que dicas o autor apresenta a respeito do uso correto das palavras? Identifique palavras chave que orientem a compreensão dessa parte do texto.

R: A escolha das palavras deve ser minuciosa com um sentido o mais próximo possível do comum. Escrever não é o mesmo que falar, na linguagem oral pode-se transmitir uma ideia usando repetições e falando mais do que é necessário, na escrita o sentido é dado através do uso das palavras adequadas, da pontuação e da estrutura dos parágrafos. O uso de palavras repetitivas ou desnecessárias é um erro que é mais comum do que o uso de palavras erradas, uma frase para ser correta deve possuir apenas palavras necessárias e usar termos bem específicos e com significados bem distintos evitando os com vagos, Produzir sempre uma escrita positiva e priorizar palavras menores. Enfim "clareza é o critério supremo da escrita".

4. As informações apresentadas no item “V. Como escrever um relatório técnico universitário” são úteis para você? Por quê?

R: Sim, pois o item "V,COMO ESCREVER UM RELÁTORIO TÉCNICO UNIVERSITÁRIO" trás diversas sugestões de como formular e elaborar um relatório e essas sugestões serão muito úteis, pois ao longo da graduação muitos relatórios serão solicitados, e possuindo uma noção básica de como elaborá-los irá ajudar muito na hora da pratica.

5. Que conclusões o autor apresenta? Elas são claras?

R:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (37.3 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com