TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Interdisciplinar Segundo Semestre Letras Inglês

Por:   •  28/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.578 Palavras (11 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

DESENVOLVIMENTO        4

CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS        10

INTRODUÇÃO

Este trabalho pretende elaborar uma proposta de avaliação da aprendizagem no contexto do ensino remoto, acerca dos seguintes questionamentos: No contexto da gestão da aprendizagem escolar, o que é “avaliar”? Que aspectos devem ser considerados na avaliação em Língua Inglesa?; A avaliação perde suas características essenciais quando migra do ensino presencial para o ensino remoto?; Quais recursos podem ser mobilizados para avaliar no ensino remoto?; Por que é importante diversificar os instrumentos avaliativos no ensino remoto?

Considerando os avanços da era digital vivenciamos um processo histórico marcado por esses aumentos tecnológicos, em que a comunicação e a informação acontecem de forma rápida e digital. O acesso à informação e conhecimento tornou-se algo muito fácil, para todos em diversas áreas. Os recursos e as ferramentas disponíveis contribuem de forma relevante para o desenvolvimento de novos conhecimentos e habilidades. Essa transformação digital chega cheia de possibilidades e acréscimos, mas também com a necessidade de mudanças e adaptações no âmbito educacional.

Buscando avaliar o ensino do conteúdo, na perspectiva de um aprendizado e também como forma de conhecer mais dessas questões levantadas, analisando e propondo novas metodologias de ensino aprendizagem nas perspectivas do ensino remoto, elencando uma melhor aplicação em um futuro próximo, enquanto professor regente.

DESENVOLVIMENTO

A pandemia trouxe consigo diversos desafios para a educação. Todo o processo de ensino-aprendizagem foi impactado por esse cenário. O ensino remoto foi novidade para boa parte das escolas, professores e alunos. Nesse contexto, repleto de inovações e desafios inéditos muitas questões são levantadas, como: No contexto da aprendizagem escolar, o que é “avaliar”?; Que aspectos devem ser considerados na avaliação em Língua Inglesa?; a avaliação perde suas características essenciais quando migra do ensino presencial para o ensino remoto?; Quais recursos podem ser mobilizados para avaliar no ensino remoto?;Por que é importante diversificar os instrumentos avaliativos no ensino remoto?;Como a realidade dos alunos pode afetar o processo de avaliação da aprendizagem?

Nesse sentido, possibilitando mudanças educacionais percebe-se prontamente a tecnologia presente na atualidade. A maneira de lidar com ensino/aprendizagem e, sobretudo o papel do professor na presença das novas tecnologias vem tomando inovadoras formas, principalmente na atual conjuntura, sobre o contexto da pandemia COVID-19.

Com o advento da era digital, é possível a incorporação de tecnologias, nesse processo vivenciado e marcado historicamente, a comunicação e a informação acontecem de forma rápida e digital. Os recursos e as ferramentas disponíveis contribuem de forma relevante para o desenvolvimento de novos conhecimentos e habilidades.

Essas transformações chegam cheias de possibilidades e acréscimos, mas também com as necessidades de mudanças e adaptações no âmbito educacional.

Adequar à preparação e execução de aulas a distância é prerrogativa para garantir a continuidade dos estudos em um momento tão desafiador, marcado pelas restrições de circulação e de convívio físico mais próximo entre pessoas.

Em um contexto da gestão da aprendizagem escolar avaliar exige do professor o domínio de conhecimentos de técnicas adequadas, a utilização de critérios claros e objetivos explicitados entre os sujeitos envolvidos no processo ensino e aprendizagem. A avaliação da aprendizagem realizada no contexto da escola e da sala de aula não deve ter finalidade classificatória. Ela deve ocorrer de forma contínua e permitir análises qualitativas do progresso dos alunos. Nesse sentido, a avaliação com caráter formativo fornece dados concretos sobre o que o aluno está aprendendo e sobre a eficácia do ensino oferecido pela escola.

Segundo SOUZA (1999), a avaliação educacional tem o propósito de “fornecer subsídios para que os responsáveis pela coordenação e desenvolvimento de ações educativas possam tomar decisões que permitam o aperfeiçoamento de processos e condições de ensino”.

Essa ideia nos remete a pensar acerca dos principais sujeitos envolvidos no processo de ensino que devem garantir as condições para o aprendizado dos alunos: professores e gestores escolares, isto é, diretores de escola e coordenadores pedagógicos.

Se tratando de avaliação quanto ao desempenho dos estudantes na educação bilíngue, acreditamos que entre os principais aspectos a serem considerados, em que tanto o professor quanto a escola podem atuar, estão o aprendizado da leitura, escrita, compreensão e produção oral da língua inglesa.

Tendo em vista as atuais circunstâncias, tempos de restrição à circulação de pessoas e da busca por medidas para manter a educação em funcionamento, pensar nos processos de avaliação da aprendizagem no ensino remoto é tão importante quanto as demais etapas de preparação e execução das aulas.

Essa atual dinâmica de inserir novos dispositivos no processo ensino aprendizagem oferece ao sujeito-aluno mais oportunidades para criar novas relações diante do conhecimento, fazendo-o sentir mais confortável, na medida em que ele deixa de ser um mero reprodutor de conhecimento para ser coprodutor do que fora proposto a ele.

Não há como determinar com precisão como a aprendizagem ocorre com todos os alunos, por conta da imprevisibilidade e, ao mesmo tempo, intangibilidade de cada um. Logo de uma maneira geral é esperar para que o melhor aconteça.

Por isso nessa nova perspectiva da avaliação que migra do ensino presencial para o ensino remoto, é necessário fazer o melhor e acreditar nos pontos relevantes e positivos dessa transitoriedade.

De qualquer forma de uma maneira geral o principal desafio é essa adaptação imediata para a nova realidade, porém todo esse avanço é muito positivo, traz visibilidade ao tema educação e impulsiona a ascensão dessas mudanças e adaptações educacionais, que podem resultar sim no aumento da qualidade da educação, sem trazer perdas substanciais quando se migra do ensino presencial para o ensino remoto, consequentemente nas avaliações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (129.4 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com