TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Negociadores Seculares

Por:   •  16/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  886 Palavras (4 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

TRABALHO EM GRUPO – TG

Aluno:

Layla Souto Chaves de Oliveira  RA 1619244

POLO

 SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

 2016

Negociadores Singulares

De acordo com Junqueira (1995, apud David 2011), existem quatro tipo de negociadores:

  • Catalisador;
  • Apoiador;
  • Controlador;
  • Analitico.

Normalmente cada pessoa apresenta com mais intensidade uma dessas personalidades, porém não deixa de demostrar característica de outros, ou mesmo, busca algum outro atributo que lhe convém no âmbito da negociação.

O estilo “Catalisador” normalmente é muito criativo e empreendedor, alcança suas metas usando artimanhas e artificios criativos para se sobressair.  Esse tipo de negociador tende a apresentar grandes ideias e grandes projetos. Entretanto, como segue em todos os estilos existem, além dos prós, os contras e nesse caso o catalisador pode ser considerado superficial e fantosioso em suas ações e decisões. O profissional com este estilo necessita ser reconhecido por suas ações.

Negociadores Catalisadores são um bom investimento   pois suas ideias podem virar um empreendimento genial e também eles saem rápido e com êxito de situações  não favoráveis por sua criatividade elevada. Porém podem não ter o pé no chão.

O estilo “Apoiador”  este está sempre à frente de qualquer trabalho e gosta de trabalhar em grupo. Sempre busca a aprovção de terceiros e tenta construir laço de amizades, aliás, prioriza muito esse quesito. Os seus contras tem a ver com o tanto que se importa com conforto da equipe e por preferir abrir mão de resultados para não gerar desconforto com a outra parte, muitas vezes é considerado como incapaz de cumprir prazos e desenvolver projetos.  Busca a aceitação, alguém que o aceite sem julgamentos prévios.  Para colaborar na negociação, busca conservar a harmonia, evitando conflitos e, assim, garantir a satisfação de todos.

Esse estilo é bom por causa de seu sentimento e consideração com laços humanos. Porém é um tanto ineficaz no âmbito na negocioação propriamente dita, em relação a projetos, empreendimentos, números, táticas, etc.

O estilo “Controlador” é muito preocupado com uso do seu tempo, por isso gosta de tomar decisões rapidamente.  A redução de custos é uma de suas prioridades. Por ser muito conciso, promove discussões objetivas. Suas maiores necessidades estão vinculadas à realização.  O processo de negociação poderá ser suportado por tudo que estiver ligado à obtenção de resultados, à otimização do tempo e à captação de recursos financeiros. Tende a ser muito organizado e sistemático, portanto, tem sempre uma meta bem definida.  Devido a essas características existem contras como por exemplo, o negociador com este estilo é visto como insensível e prepotente.

O tipo Controlador é muito eficaz em sua negociação, por ser sistemático seus projetos dificilmente vão ter imprevistos e surpresas que darão errado. Mas, não se interessa muito com laços de amizade ou mesmo em ser criativo e se arriscar.

O estilo “Analítico” tem uma característica de antes de iniciar qualquer transação ou antes de tomar qualquer decisão, inteira-se dos detalhes de cada projeto, a fim de obter o máximo de informações possíveis, porém abusa das perguntas. Prefere trabalhar com o máximo de segurança e certeza possíveis.  O processo de negociação será facilitado se este negociador tiver acesso aos dados disponíveis, resultados de pesquisas e alternativas para análise e tomada de decisões seguras.  Devido a essas condutas, frequentemente é visto como perfeccionista, detalhista em excesso e procrastinador.

Este estilo tem um pouco de aversão a incerteza, procurar apurar tudo e está a frente dos imprevisto, entretanto deixa uma impressão exagerada de convecimento e detalhismo.

Sabe-se que todos os estilos devem ser respeitados e analisados por cada parte dos negociadores, pesquisar e confirmar qual o seu estilo também é de suma importância. Para uma negociação ter êxito é imprenscindível impactar o outro com seus prós e tentar amenizar os contras.

ESTILO CATALISADOR – "Seremos a primeira empresa no Brasil a fabricar esse tipo de abridor".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (124.4 Kb)   docx (70.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com