TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Organizações militares e Os empreendedores

Por:   •  31/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.269 Palavras (6 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 6

Quais personagens e instituições que se destacaram nos Primórdios da Admisnitração e que influenciaram a formação do seu pensamento e teorias?

Os filósofos; A Igreja católica; As Organizações militares e Os empreendedores.

Podemos identificar fortes influências da Igreja Católica na evolução do pensamento administrativo. Baseado nisto, mencione algumas das principais características dessa influência.

Hierarquia de autoridade simples e eficiente, uma assessoria (Estado-maior) e coordenação funcional.

Quais são as características do método Cartesiano, por quem foi criado. Pesquise sobre ele.

Foi criado pelo filósofo René Descarte e teve profunda influência na administração do século XX; O princípio da dúvida sistemática ou da evidência consiste em não aceitar nada como verdadeiro enquanto não se souber com evidência aquilo que é realmente verdadeiro e o Princípio da enumeração ou da verificação consiste em verificar, rever e recontar para que se fique seguro de nada haver omitido.

O que é organização racional do trabalho (ORT) e em quais métodos empírico- cientifico se fundamenta?

Análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos, estudo da fadiga humana, divisão do trabalho e especialização do operário.

Quais são os tres níveis administrativos que se sustentam uma organização?

Institucional ou estratégico, intermediário ou tático ou gerencial e operacional.

Max Weber identificou características que eram comuns e tipos de autoridade. Mencione quais são as características do tipo ideal de Burocracia de Weber.

Impessoalidade e profissionalismo.

Impessoalidade nas relações;

A Revolução Industrial modificou profundamente a estrutura social e comercial de sua época. Essas mudanças influenciaram vários campos da vida, como?

Mecanização da Indústria e agricultura; desenvolvimento do sistema fabril e aplicação da força motriz na indústria.

A Burocracia, segundo Max Weber é a organização eficiente por excelência. Ele identifica alguns fatores que favorecem o desenvolvimento da moderna burocracia, quais sejam:

O desenvolvimento de uma economia monetária; O crescimento quantitativo e qualitativo das tarefas administrativas do Estado Moderno e A superioridade técnica – em termos de eficiência – do tipo burocrático de administração.

A Revolução Industrial proporcionou uma maior capacidade produtiva para as indústrias da época, gerando uma demanda muito grande de organização do processo produtivo, influenciando os conceitos e estudiosos da Administração. As influências proporcionadas pela Revolução Industrial para Administração estão voltadas para quais situações?

Necessidade de padronização e racionalização das linhas de produção das indústrias.

Aponte as principais características da Burocracia segundo Weber:

Caráter formal das comunicações, divisão do trabalho, impessoalidade nas relações, hierarquia de autoridade, rotinas e procedimentos padronizados.

O homem vai ficando mais complexo no decorrer do desenvolvimento do pensamento administrativo. Do "homo econômicus" ao homem complexo as teorias da Administração consideram várias outras perspectivas. Como podemos caractarizar ao homem social?

O comportamento dos grupos sociais é influenciado pelo estilo de supervisão e liderança; Trabalhadores são criaturas dotadas de sentimentos, desejos e temores; e As pessoas são motivadas por necessidades humanas e alcançam suas satisfações por meio dos grupos sociais com que interagem.

Quais as características da organização Racional do Trabalho (ORT).

Conceito de homo econômicos, desenho de cargos e de tarefas, incentivos salariais e prêmios de produção e supervisão funcional.

Quais as principais críticas à Teoria Clássica da Administração de Fayol ?

Abordagem simplificada da organização formal, ausência de trabalhos experimentais, teoria da máquina e abordagem do sistema fechado.

Quais as principais críticas á Administração Científica de Taylor ?

Mecanicismo, super especialização, visão microscópica do homem, ausência de comprovação científica e abordagem incompleta da organização;

Considerando a evolução das teorias administrativas e, por conseqüência, as mudanças nas concepções sobre o ser humano, indique as concepções sobre o homem para, respectivamente:

a) Teoria da Administração Científica;

b) Teoria das Relações Humanas

c) Teoria Comportamental:

Homem econômico, homem social e homem com racionalidade limitada.

As funções do administrador, baseadas nos estudos de Henry Fayol, e aprofundadas por outros autores, podem ser entendidas como?

Uma forma de classificar o processo administrativo, envolvendo: previsão, organização, comando, coordenação e controle.

Ao final da década de 1950, a Teoria das Relações Humanas entrou em declínio, passando a ser intensamente criticada. Quais as principais críticas a essa teoria?

Oposição cerrada á Teoria Clássica, inadequada visualização dos problemas de relações industriais, concepção ingênua e romântica do operário;

A compreensão da motivação humana supõe o conhecimento das necessidades humanas que evolui por três níveis ou estágios. Quais são esses níveis:

Fisiológicas, psicológicas e de auto-realização;

McGregor compara dois estilos opostos e antagônicos de administrar, isto é, um baseado nas concepções modernas a respeito do comportamento humano e o outro se baseia num estilo mais tradicional, mecanicista e pragmático, acreditando que as pessoas são preguiçosas e indolentes, ingênuas, sem iniciativa . Nós estamos referendo a quais estilos?

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (54.6 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com