TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Pesquisa de Mercado

Por:   •  24/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.561 Palavras (7 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

SUMÁRIO

Introdução        4

Desenvolvimento        5

Conclusão        7

Referências Bibliograficas        8


INTRODUÇÃO

Podemos dizer que a Revolução Industrial afastou as famílias do campo, a rotina da população em todo o mundo mudou muito. A variedade de ofertas a que as pessoas têm acesso se multiplicou entre alimentos, opções de lazer, equipamentos tecnológicos e produtos os mais diversos. Os meios de transporte evoluíram, assim como a comunicação ao redor do globo. O dia a dia do ser humano se tornou mais acelerado para tudo que tudo isso pudesse ser produzido e desfrutado nas mesmas 24 horas diárias de outros tempos, em que pouco havia além de cultivar e criar animais.

Se por um lado os avanços resultam em novas alternativas para as pessoas, por outro levaram a perda de qualidade em áreas relacionadas ao bem estar, devido a correria do dia a dia, a falta de exercícios físicos e principalmente problemas de saúde relacionados a uma péssima alimentação.

Assim sendo crescente o numero de pessoas que passam a se preocupar com a saúde abrindo espaço para um mercado promissor, fazendo com que estabelecimentos atendam a essa demanda, apontada por pesquisas como uma forte tendência para os anos que viram.

DESENVOLVIMENTO

Pesquisa de mercado

A empresa Ômega Produtos Alimentícios, com mais de 20 anos no segmento, devido a concorrência em seu segmento perdeu espaço no mercado e precisa solucionar seus problemas investindo em novos produtos. Nos dias atuais o que se está mais sendo procurado são produtos naturais, coisas que façam bem a saúde da sociedade.  

A indústria alimentícia aprimorou suas técnicas para fabricar em larga escala e baratear produtos. Os consumidores, por sua vez, adotaram hábitos alimentares rápidos e práticos, que desencadearam em uma população obesa e graves doenças relacionadas a essa forma de se alimentar. Hoje, ciente das consequências, a sociedade caminha num sentido contrário e tenta resgatar as formas de consumo mais naturais e saudáveis em busca de maior qualidade de vida.

Percebendo essa demanda crescente, a indústria reagiu e tem investido em produtos especiais, como laticínios com redução de lactose; pães, bolos, massas e bolachas sem glúten; doces com menor teor de açúcar; produtos com redução de sódio e gordura; além de carnes isentam de hormônio e frutas, verduras e legumes livres de agrotóxicos. O setor de restaurantes, padarias e similares também vem aderindo ao mercado de alimentação saudável, que teve um crescimento 870% nos últimos 10 anos e se estabelece como forte tendência para a década seguinte. 

Atualmente o brasileiro, mesmo não querendo fugir do favorito feijão e arroz, já insere em sua alimentação mais frutas e saladas. Essa mudança de hábito fez com que o mercado de bares, restaurantes, lanchonetes e padarias se adaptassem a suas refeições para essa nova moda ou perfil.

TENDENCIA COMPROVADA

Em estudo realizado peça Fiesp (federação das industrias de São Paulo), Governo do Estado e o ITAL( instituto de tecnologia de alimentos), o Brasil  Fodds Trends 2020, revela que a demanda por alimentos mais saudáveis é uma das maiores tendências para os próximos anos. Sendo um  fator que impulsiona o setor é o aumento da expectativa de vida do brasileiro, que passa a se preocupar mais com a saúde e a tomar mudanças preventivas alimentares..

Podemos dizer que é mais que uma tendência, já se tornou uma necessidade a saúde publica. O consumo de fast food pela praticidade na alimentação acarretou em uma população infantil obesa. O cuidado com a saúde passa a ser uma tendência e necessidade a todas as pessoas.

Nos dias de hoje as pessoas sabem que para viver muito mais e bem é preciso comer bem, estão com mais consciência de que para ter qualidade de vida é preciso começar pela alimentação, pois alimentos frescos são remédios naturais. O aumento da renda, o crescimento da obesidade, o estilo de vida estressante e sedentário dos moradores das grandes cidades e até mesmo a preocupação em seguir um padrão de beleza motivaram a essa tendência.

        Existem especialistas que destacam que restaurantes, lanchonetes, bares, independente da localização e classe social, devem oferecer opções mais saudáveis aos clientes. Estabelecimentos que não acompanharem essa tendência provavelmente estarão se colocando fora do mercado em pouco tempo. Será uma demanda continua e não há nichos separados por regiões. Desde lanchonetes aos restaurantes da classe alta terão que oferecer um mínimo de opções de alimentos mais saudáveis.

        Assim podemos dizer que a empresa Ômega deverá seguir algumas tendências que devem ser seguidas conforme o gosto, cultura das pessoas. Sendo essas seguidas:

 Sensorial e Prazer:

Tendo valorização culinária, produtos com maior valor agradado (gourmet, iguarias, premium), variação de sabores, produtos com forte apelo sensorial, produtos com apelo á indulgencia, alimentos exóticos, culinária de regiões especificas, produtos com embalagem e design diferenciados, recuperação de culinárias regionais e tradicionais, harmonização de alimentos e bebidas, socialização em torno da alimentação.

Saudabilidade e Bem estar:

Produtos benéficos ao desempenho físico e mental, produtos benéficos a saúde cardiovascular, produtos benéficos a saúde gastrointestinal, produtos para dietas especificas e alergias alimentares, produtos aditivos e ingredientes naturais, alimentos de alto valor nutritivo agregado (funcionais), produtos isentos ou com teores reduzidos de sal, açúcar e gorduras, produtos fortificados, produtos orgânicos, produtos energéticos, produtos vegetais (hortaliças e frutas).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (338.3 Kb)   docx (271.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com