TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Politicas Publicas

Por:   •  14/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 4

TAREFA: 1

DATA: 18/08/2016

NOME DO ALUNO: Bernardo Costa Ferreira

POLO: Barroso

DISCIPLINA:  Políticas públicas e sociedade

TUTOR:  Michella Christian do Prado

1_ a) As interações sociais ocorrem nos aspectos partidários;

2_ 2.1 Pode-se afirmar que era visto como inconciliável com a democracia princípios inconciliáveis. E funda-se numa corrente filosófica que foi predominante na Europa durante os séculos XVI e XVII: o Jusnaturalismo. 

(Liberalismo)

2.2  Quando as classes tivessem sido finalmente abolidas, o próprio Estado deixaria de existir, pois teria perdido completamente a sua função, que seria a de garantir a dominação de uma classe sobre as demais. 

(Marxismo)

2.3 As máquinas e equipamentos e as tecnologias empregadas – e as relações de produção, que se estabelecem entre as diferentes classes sociais, e que envolvem: propriedade sobre os fatores de produção e sobre o produto do trabalho; e mando e controle sobre o processo de produção.

(Marxismo)

2.4 Com base no pensamento de filósofos ingleses e franceses dos séculos XVI e XVII – entre eles, John Locke, Adam Smith, David Ricardo, Voltaire e Montesquieu, iria se opor ao poder absoluto exercido pelas monarquias hereditárias da Europa, que invocavam o direito divino como fonte de sua legitimidade.  

(Liberalismo)

3_ b) Administração pública

4_ A política pública, enquanto área de conhecimento e disciplina acadêmica, nasce nos EUA, rompendo ou pulando as etapas seguidas pela tradição europeia de estudos e pesquisas nessa área, que se concentravam, então, mais na análise sobre o Estado e suas instituições do que na produção dos governos. Assim, na Europa, a área de política pública vai surgir como um desdobramento dos trabalhos baseados em teorias explicativas sobre o papel do estado e de uma das mais importantes instituições do Estado - o governo -, produtor, por excelência, de políticas públicas. Nos EUA, ao contrário, a área surge no mundo acadêmico sem estabelecer relações com as bases teóricas sobre o papel do estado, passando direto para a ênfase nos estudos sobre a ação dos governos.

5_ Para Samuelson, bens públicos, seriam aqueles que uma vez providos, tornam-se automaticamente disponíveis para todos os membros do seu grupo, sem que estes tenham que pagar novamente por ele, sendo indivisíveis e não exclusivos, por exemplo, a segurança pública, ou o sistema de defesa nacional, daí a necessidade de que sejam providos pelo Estado, e que seu custo seja pago através de impostos, recolhidos compulsoriamente. Já os bens privados são aqueles que são consumidos por escolha dos indivíduos e apenas para aqueles que pagam pelo seu provimento.

6_ Esfera pública é a esfera de ação do Estado, enquanto que a esfera privada é a de ação dos indivíduos na sociedade civil. Na esfera pública, os indivíduos desfrutam da condição de cidadãos, seja na posição de agente do poder público, isto é, de servidor do Estado; seja na condição de usuário ou beneficiário dos serviços públicos.

7_ O Estado Moderno constitui-se num “mediador civilizador” uma instituição que ordena a vida social e política nos territórios, assumindo funções de regulação social e de provisão de bens públicos. Sua configuração mais antiga é o Estado Monárquico, o qual vai, pelo processo de burocratização, transformar-se no Estado que conhecemos hoje. É chamado de Estado de Direito, na medida em que tem nas leis, e não na vontade do governante, o fundamento de sua autoridade.

8_ a) Para Weber, a característica principal para administração patrimonialista, nas sociedades não capitalistas é a condução dos negócios públicos como se estes fossem assuntos privados dos governantes.

b) Para Weber, com o desenvolvimento do capitalismo, a formação do Estado Moderno e, finalmente, com a democratização dos Estados liberais, iria se impor a administração burocrática, cujos atos e procedimentos devem basear-se na legalidade, ou seja, em leis e regras formalmente estabelecidas; na impessoalidade, isto é, aplicam-se a todos e a qualquer um e no profissionalismo dos agentes públicos, além de serem previsíveis, posto que emanam de regras preestabelecidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (94 Kb)   docx (38.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com